Aproximações disciplinares: história, arte e imagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.7964Palavras-chave:
História da arte, História da imagem, Estudos visuais, Cultura visualResumo
Este texto tem como ponto de partida a ideia de que há um laço a ser fortalecido entre a história da imagem e a história da arte para definir historicamente o conceito de arte. Esse laço pode ser situado no debate intelectual contemporâneo a partir de duas abordagens. Uma primeira, que afirma a imagem como objeto de um campo disciplinar particular, que demarca uma abordagem anglo-saxã; e uma segunda, caracterizada como abordagem germânica, trata a imagem como problema central para definir o campo disciplinar da história da arte. Assim, o interesse renovado pelos estudos da imagem e da arte envolve diferentes visões com consequências para a sua definição disciplinar dos estudos.
Downloads
Referências
ALPERS, Svtlana. A arte de descrever: a arte holandesa no século XVII. São Paulo: Edusp, 1999.
BARNARD, Malcolm. Approaches to understanding visual culture. New York: Palgrave, 2001.
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BELTING, Hans. Bild-Anthropologie: Entwürfe für eine Bildwissenschaft. München: Wilhelm Fink Verlag, 2001.
_____. Florenz und Bagdad: Eine westöstliche Geschichte des Blicks. München, C.H. Beck, 2008.
_____. Image, medium, body: a new approach to iconology. Critical Inquiry. v. 31, n. 2, p. 302-319, Winter 2005.
BREDEKAMP, Horst. A neglected tradition: art history as Bildwissenschaft. Critical Inquiry, v. 29, n. 3, p. 418-428, Spring 2003.
ELKINS, James. Visual studies: essays on verbal and visual representation. New York/London: Routledge, 2003.
DIKOVITSKAYA, Margaret. Visual culture: the study of the visual after the cultural turn. Cambridge, Ms. – London: The MIT Press, 2005.
HASKELL, Francis. History and its images: art and the interpretation of the past. New Haven – London: Yale Universtiy Press, 1993.
JAY, Martin. Introdution: Vision in context: reflections and refractions. In: BRENNAN, Teresa e JAY, Martin (Eds.). Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. New York/London: Routledge, 1996.
_____. That visual turn: the advent of visual culture. Journal of visual culture, v.1, n.1, p. 87-92, 2002.
JENKS, Chris (Ed.). Visual culture. London/New York: Routledge, 1995.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura. Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan-jun 2006.
MITCHELL, W. J. T. Picture theory: essays on verbal and visual representation. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1994.
MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. London/New York: Routledge, 1999.
SAXL, Fritz. La storia delle immagini. Roma: Laterza, 1990.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. A literatura e a cultura visual. In: OLINTO, Heidrun Krieger e SCHOLLHAMMER, Karl Erik (Orgs.). Literatura e cultura. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. PUC-Rio/Loyola, 2003.
WALKER, John A. e CHAPLIN, Sarah. Visual culture: an introduction. Manchester/New York: Manchester University Press, 1997.