O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula

Autores

  • Nilton Mullet Pereira
  • Fernando Seffner

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.7961

Palavras-chave:

História, Ensino, Fontes, Documento

Resumo

O artigo discute a utilização de fontes históricas na sala de aula da Escola Básica. Trata dos efeitos e, ao mesmo tempo, da incorporação, por parte da sala de aula, de um dos fenômenos mais importantes da historiografia contemporânea, a chamada “revolução documental”. A preocupação dos autores é discutir como a história ensinada pode inserir-se no movimento de “crítica ao documento”; pensar e propor alternativas pedagógicas que incluam a possibilidade de usar, no cotidiano da sala de aula de história, as mesmas fontes com as quais os pesquisadores criam relatos sobre o passado, procurando dar um estatuto teórico à discussão do uso de fontes para ensinar história a estudantes do ensino fundamental e médio. Partimos da suposição de que o uso de fontes no ensino de história pode ser uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história a indivíduos que não têm como objetivo se tornar historiadores, mas para os quais o conhecimento da história pode fazer muita diferença na compreensão do mundo em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

_________. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003, p. 29

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, Rio de Janeiro, v. 5, n.11, p. 173-191, 1991.

JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo, Contexto, 2004.

BLAKE, Christopher. Poderá a História ser objetiva? In: GARDINER, Patrick. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

Pereira, N. M., & Seffner, F. (2009). O que pode o ensino de História? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, 15(28), 113–128. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7961

Edição

Seção

Dossiê: A História e suas fontes