Sobre a Revista

Foco e Escopo

Anos 90 é o periódico do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH/UFRGS). Tem por objetivo divulgar pesquisas avançadas e recentes da área da história e de áreas afins que contribuam para a produção do conhecimento histórico e estimular o debate e investigações nessas áreas. Seu conteúdo é de acesso livre, disponibilizado na internet.

A Anos 90 publica artigos inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, resultantes de pesquisas recentes realizadas por doutores em história e em áreas afins, que tenham sido aprovados no processo de avaliação cega por pares, conforme as normas da revista, em regime de fluxo contínuo ou para dossiês temáticos.

Anualmente a Anos 90 lança chamada para submissão de propostas de dossiês temáticos que são avaliadas pela Comissão Editorial Executiva e por especialistas externos. Os organizadores das propostas aprovadas são responsáveis por indicar à Comissão Editorial os doutores especialistas que serão avaliadores  dos artigos submetidos ao dossiê. Os artigos submetidos aos dossiês passam pelo mesmo processo de avaliação cega por pares pela qual passam os demais artigos e resenhas submetidos em regime de fluxo contínuo. Eventualmente, dependendo da avaliação realizada pela Comissão Editorial, pelos organizadores dos dossiês e pelo e Conselho Consultivo, a Anos 90 também pode publicar entrevistas, traduções e documentos históricos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos serão apreciados pelo Conselho Editorial da Revista e, estando dentro das normas, serão submetidos a avaliação cega por dois doutores especialistas no tema. Se houver divergência entre os avaliadores sobre a aceitação ou não do texto para publicação, será realizada a avaliação por um terceiro doutor especialista no tema. Ao final do processo de avaliação, o autor será informado se seu artigo foi aceito, recusado ou aceito com alterações e receberá os pareceres escritos pelos avaliadores.

Periodicidade

Publicação contínua

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Ao submeter texto a Anos 90 o autor está aceitando essa política de acesso livre. Os autores também não pagam qualquer taxa para submissão de artigos ou sua avaliação.

A Anos 90 adota a licença CC-BY como atribuição principal de Acesso Aberto. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Código ético e responsabilidades dos envolvidos nas práticas da revista

O corpo editorial de Anos 90 é composto por um Editor Chefe, uma Comissão Editorial e um Conselho Consultivo que trabalham junto com autores e avaliadores anônimos para garantir a qualidade, ineditismo e a relevância dos textos publicados. Todos esses sujeitos devem se comprometer com a conduta ética em todas as práticas da revista.

 

São responsabilidades do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS:

Indicar o Editor Chefe.

Monitorar a adequação das práticas editoriais da revista.

Oferecer condições para o funcionamento da revista e a manutenção da integridade dos arquivos da mesma.

 

São responsabilidades do Editor Chefe:

Assumir a responsabilidade para rejeitar ou aceitar artigos, baseando-se unicamente na sua originalidade, clareza, relevância e propriedade em relação à missão da revista, a partir dos pareceres emitidos pelos avaliadores.

Verificar se os textos submetidos à Anos 90 se enquadram nas normas da mesma.

Prezar para que todos os artigos submetidos à revista que se enquadrarem nas normas da mesma sejam encaminhados para avaliação de no mínimo dois avaliadores anônimos que possuam o título de doutor e tenham conhecimento sobre a temática.

Garantir o funcionamento da avaliação cega por pares.

Buscar a contínua melhoria da qualidade da Revista a partir do diálogo com os membros da Comissão Editorial e Conselho Consultivo e participar dos fóruns relacionados à editoração de revistas.

Agir de forma transparente e justa ao exercer suas tarefas, sem discriminar nenhum autor por gênero, orientação sexual, religião ou crenças políticas, origem étnica, de classe ou geográfica.

 

São responsabilidades dos autores da Anos 90:

Submeter artigos dentro das normas de publicação na revista disponíveis em: www.seer.ufrgs.br/anos90

Conhecer e aceitar as regras da Creative Commons License Attribute BY.

Enviar artigos originais, sem plágios ou autoplágios e sem dados fraudulentos. Garantir que o artigo (ou parte significante dele) não foi publicado em nenhum outro lugar e não está submetido em nenhuma outra publicação.

Ter as permissões necessárias para uso de imagens, quando for o caso, informando no corpo do texto.

No caso de artigos submetidos em coautoria, atentar para a obrigatoriedade de que todos os autores, em número máximo de 3, tenham participado da formulação do problema/argumento, da sua condução teórica e metodológica da análise, da análise das fontes e de sua interpretação, da redação e revisão do texto, e tenham compromisso com todas as práticas envolvidas na produção do artigo (questões éticas, inexistência de plágio, originalidade, uso devido de imagens e ilustrações, etc). A Anos 90 rejeita a inclusão de coautoria por orientadores em trabalhos resultantes da pesquisa de pós-graduação de seus alunos.

 

São responsabilidades dos avaliadores anônimos: 

Atentar para qualquer conflito de interesse em relação ao artigo submetido e, se necessário, renunciar à indicação de seu serviço para aquele artigo.

Manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor ou pelo autor, sem guardar cópia do texto após realizar sua avaliação. O avaliador poderá tornar público que realizou parecer para a Anos 90, mas sem mencionar nenhuma outra informação sobre a avaliação.

Não usar as informações obtidas no processo de revisão como benefício para si próprio ou para qualquer outra pessoa ou organização. Não usar tampouco para gerar desvantagem ou desacreditar outras pessoas.

Alertar o editor caso saiba de qualquer conteúdo já publicado ou submetido que seja substancialmente similar ao que está sob sua avaliação.

 

PROCEDIMENTOS NOS CASOS DE COMPORTAMENTO ANTIÉTICO

Queixas recebidas pela Anos 90 serão avaliadas e respondidas pelo Editor Chefe e pela Comissão Editorial.

Evidências de má conduta deverão ser reunidas, evitando que qualquer alegação se propague para além daqueles que precisam realmente saber das investigações, enquanto elas estiverem em curso.

Problemas menores serão resolvidos sem necessidade de consultas mais amplas. Em qualquer evento, o (s) autor (es) ou avaliador (es) deve (m) ter oportunidade de responder a qualquer acusação.

A Comissão Editorial e a coordenação da Pós-Graduação em História da UFRGS são responsáveis pela investigação de eventuais denúncias contra o Editor Chefe.

Resultados possíveis da investigação de denúncias (em ordem de severidade, podendo ser aplicados separada ou conjuntamente):

  1. Informar ou educar o autor ou revisor onde ocorra uma falta de compreensão ou não aplicação de padrões de comportamento aceitáveis.
  2. Publicar uma notícia formal detalhando a má conduta.
  3. Publicar a retratação formal do artigo já publicado.
  4. Relatar o evento para a instituição à qual o responsável pelo ato antiético é vinculado, a organização profissional da categoria ou mais alta autoridade para maiores investigações e ações.

Lista dos avaliadores dos artigos submetidos de 2016 a 2019

Com os mais sinceros agradecimentos da Anos 90 pela sua valiosa colaboração.

 

Acácio Sidinei Almeida Santos, UFABC, Brasil.

Adhemar Silva Júnior, UFPEL, Brasil.        

Adriana Iop Bellintani, UFRR, Brasil.

Adriana Schmidt Dias, UFRGS, Brasil.      

Alberto Aggio, UNESP, Brasil.

Aldrin Armstrong Silva Castellucci, UNEB, Brasil.

Alessandra Gasparotto, UFPEL, Brasil.

Alexandre Busko Valim, UFSC, Brasil.

Alexandre Pianelli Godoy, UNIFESP, Brasil.

Alinne Bonetti, UFSC, Brasil.

Alfredo Gugliano, UFRGS, Brasil.   

Álvaro Antônio Klafke, FEE, Brasil.

Ana Carolina Gelmini Faria, UFRGS, Brasil.

Ana Claudia Aymoré Martins, UFAL, Brasil

Ana Lúcia de Abreu Gomes, UNB, Brasil.

Ana Lucia Nemi, UNIFESP, Brasil.

Ana Lúcia Tettamanzy, UFRGS, Brasil.

Ana Maria Marques, UFMG, Brasil.

Ana Paula Caldeira, UFMG, Brasil.            

Ana Paula Medicci, UFBA, Brasil.

Anderson da Silva Almeida, UFAL, Brasil.

Anderson Oliva, UNB, Brasil.

Anderson Zalewski Vargas, UFRGS, Brasil.

Andrea Marzano, UNIRIO, Brasil.

Andrea Slemian, UNIFESP, Brasil.

Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, UFRJ, Brasil.

Ângelo Priori, UEM, Brasil.

Angela de Castro Gomes, UFF, Brasil.

Antonio Carlos Gil, USCS, Brasil.   

Antonio de Almeida Santos, UFPR, Brasil.

Ari Pedro Oro, UFRGS, Brasil.       

Aristeu Lopes, UFPEL, Brasil.

Arlei Sander Damo, UFRGS, Brasil.

Arthur de Avila, UFRGS, Brasil.

Augusto Neves, UNINABUCO, Brasil.

Benito Bisso Schmidt, UFRGS, Brasil.

Bernardo Lewgoy, UFRGS, Brasil.

Bruno Guilherme Feitler, UFBA, Brasil.

Carla Brandalise, UFRGS, Brasil.

Carla Maria Caravalho de Almeida, UFRJF, Brasil.

Carla Menegat, IFSUL, Brasil.

Carla Simone Rodeghero, UFRGS, Brasil.

Carlos Arturi, UFRGS, Brasil.

Carlos Eduardo Barbosa Paz, UNIFOR, Brasil.

Carlos Eduardo Martins Torcato, UERN, Brasil.

Carlos Henrique Armani, UFSM, Brasil.

Carmem Gessilda Burgert Schiavon, UFRG, Brasil.

Carmem Gil, UFRGS, Brasil.

Carolina Fortes, UFF, Brasil.

Caroline Bauer, UFRGS, Brasil.

Caroline Jaques Cubas, UESC, Brasil.

Caroline Pacievitch, UFRGS, Brasil.

Céli Regina Pinto, UFRGS, Brasil.

César Augusto Guazzelli, UFRGS, Brasil.

Charles Monteiro, PUCRS, Brasil.

Christiane Heloísa Kalb, CESUSC, Brasil.

Cintia Régia Rodrigues, FURB, Brasil.

Clarice Rego Magalhães, UFPEL, Brasil.

Clarice Speranza, UFRGS, Brasil.  

Claudia Mauch, UFRGS, Brasil

Claudia Schemes, FEEVALE, Brasil.

Claudia Wasserman, UFRGS, Brasil.

Cláudio de Sá Machado Júnior, UFPR, Brasil.

Claudio Maíz, UNCUYO, Argentina

Claudio Pereira Elmir, UNISINOS, Brasil.

Cristiani Bereta da Silva, Brasil. UERJ, Brasil.

Cristina Scheibe Wolff, UFSC, Brasil

Cybele Almeida, UFRGS, Brasil.

Daniel Barbosa Andrade de Faria, UNB, Brasil.

Daniela Marzola Fialho, UFRGS, Brasil.

Daniela Pistorello, UNICAMP, Brasil.                     

Débora Krischke Leitão, UFSM, Brasil.

Diego Eduardo Niemetz, UNCUYO, Argentina.

Diorge Alceno Konrad, UFSM, Brasil.

Durval Muniz de Albuquerque Junior, UFRN, Brasil.

Edilza Joana Oliveira Fontes, UFPA, Brasil.          

Eduardo Devés, Universidad de Santigo de Chile, Chile.

Eduardo Ferreira Veras, UFRGS, Brasil.

Eduardo Moreira Assis, CEFET-MG, Brasil.

Eduardo Neumann, UFRGS, Brasil.

Eduardo Roberto Jordão Knack, UFPEL, Brasil

Elcio L. Cornelsen, UFMG, Brasil.

Eliane Deckmann Fleck, UNISINOS, Brasil.

Elias Ferreira, UFAL, Brasil.

Elisabete da Costa Leal, UFPEL, Brasil.    

Enrique Padrós, UFRGS, Brasil.

Érica Cristhyane Morais da Silva, UFES, Brasil.

Estefanía Barnabé Sánchez, PUCP, Peru.

Fabia Barbosa Ribeiro, UNILAB, Brasil.

Fabián Rodrigo Magioli Núñez,UFF, Brasil.

Fabiano Fernandes, UNIFESP, Brasil.       

Fábio Duarte Joly, UFOP, Brasil.

Fábio Faversani, UFOP, Brasil.

Fabio Francisco Feltrin de Souza, UFFS, Brasil.

Fábio Kühn, UFRGS, Brasil.

Fabio Lanza, EUL, Brasil.    

Fabricio Prado, Roosevelt University, Estados Unidos.

Felipe Charbel, UFRJ, Brasil.         

Fernanda Thomaz, UFJF, Brasil.

Fernando Antonio Faria, UFF, Brasil.

Fernando Nicolazzi, UFRGS, Brasil.

Fernando Seffner, UFRGS, Brasil.

Flavia Carvalho, UFAL, Brasil.

France Maria Gotijo Coelho, UFV, Brasil.

Francisca Lemos Mota de Azevedo, UEMG, Brasil.

Francisco Carlos Palomanes Martinho, USP, Brasil.

Gabriel Berute, IFRS, Brasil.

Gerardo Liebner, Tel Aviv University, Israel.

Gerson Wasen Fraga, UFFS, Brasil.

Gilberto Grassi Calil, UFSM, Brasil.

Hector Alejandro Paredes, CONICET, Argentina.

Helder Volmar Gordim da Silveira, PUCRS, Brasil.

Helen Osório, UFRGS, Brasil.

Helena Mollo, UFOP, Brasil.

Hendrik Kraay, Universidade de Calgary, Canadá.

Hernán Ramírez, UNISINOS, Brasil.

Igor Salomão Teixeira, UFRGS, Brasil.

Isabel Piper Shafir, Universidad de Chile, Chile.

Ítalo Domingos Santirocchi, UFSC, Brasil.

Jaime Rodrigues, UNIFESP, Brasil.

Jaime Yaffé, Universidad de la Republica, Uruguai.

Janice Gonçalves, UDESC, Brasil.

Jefferson José Queler, UFOP, Brasil.

Joana Bosak de Figueiredo, UFRGS, Brasil.

Joana Maria Pedro, UFSC, Brasil.

Joana Passos, UFSC, Brasil.

João Reis, UFBA, Brasil.

João Trajano de Lima Sento-Sé, UERJ, Brasil.

Jonas Moreira Vargas, UFPEL, Brasil.

José Adriano Fenerich, UNESP, Brasil.

José Antônio dos Santos, UFRGS, Brasil.

José Augusto Costa Avancini, UFRGS, Brasil.

José Carlos Gomes dos Anjos, UFRGS, Brasil.

José Inaldo Chaves Junior, UNB, Brasil.

José Miguel Arias Neto, UEL, Brasil.

José Rivair Macedo, UFRGS, Brasil.

José Roberto Severino, UFBA, Brasil.

José Sávio da Costa Maia, UFAC, Brasil.

Josivaldo Pires, UNEB, Brasil.

Julio Claudio da Silva, UEA, Brasil.

Julio Ricardo Quevedo dos Santos, UFSM, Brasil.

Jurandir Malerba, PUCRS, Brasil.

Karl Schurster Verissimo de Souza Leão, UFPE, Brasil

Katia Maria Paim Pozzer, UFRGS, Brasil.

Kátia Rodrigues Paranhos, UFO, Brasil.

Laura Ferraza de Lima, UFRGS, Brasil.

Laura Padilha, UFF, Brasil.

Laurinda Rosa Maciel, FIOCRUZ, Brasil.

Leandro Gonçalves, UFJF, Brasil.

Leandro Rust, UFMG, Brasil.

Leila Leite Hernandez, USP, Brasil.

Leila Rodrigues da Silva, UFRJ, Brasil.

Leny Caselli Anzai, UFMG, Brasil.

Letícia Brandt Bauer, UFRGS, Brasil.

Leticia Julião, UFMG, Brasil.

Lidiane Santos de Lima Pinheiro, UNEB, Brasil.

Lidiane Soares Rodrigues, UFSCAR, Brasil.

Lucia Grinberg, UNIRIO, Brasil.

Luciana Murari, PUCRS, Brasil.

Luciano Abreu, PUCRS, Brasil.

Luís Augusto Ebling Farinatti, UFSM, Brasil.

Luís Fernando da Silva Laroque, UNIVATES, Brasil.

Luis Fernando Tosta Barbato, IFTM, Brasil.

Luísa Gertrudis Durán Rocca, UFRGS, Brasil.

Luiz Alberto Grijó, UFRGS, Brasil.

Luiz Alberto Ribeiro Freire, UFBA, Brasil.

Luiz Dario Teixeira Ribeiro, UFRGS, Brasil.

Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, UFOP, Brasil.

Luiz Felipe Mundim, UFG, Brasil.

Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, UNISINOS, Brasil.

Magali do Nascimento Cunha, METODISTA, Brasil.

Mara Cristina de Matos Rodrigues, UFRGS, Brasil.

Marçal de Menezes Paredes, PUCRS, Brasil.

Marcelo Balaban, UNB, Brasil.

Marcelo Bittencourt Ivair Pinto, UFF, Brasil.

Marcelo de Abreu, UFOP, Brasil.

Marcelo de Mello Rangel, UFOP, Brasil.

Marcia Ramos de Oliveira, UDESC, Brasil.

Marcia Regina Romeiro Chuva, UNIRIO, Brasil.

Marcos César Borges da Silveira, UFPEL, Brasil.

Marcos José de Araújo Caldas, UFRRJ, Brasil.

Marcos Vinicius Dias Coelho, UNILAB, Brasil.

Marcos Witt, UNISINOS, Brasil.      

Margarida Carvalho, UNESP, Brasil.

Maria Cecília Velasco e Cruz, UFBA, Brasil.

Maria Cristina Cortez Wissenbach, USP, Brasil.

Maria Cristina Martins, USP, Brasil.           

Maria da Glória Oliveira, UFRRJ, Brasil.

Maria de Fátima Gomes Costa, UFMT, Brasil.

Maria do Carmo Brazil, UFMS, Brasil.

Maria Helena Rolim Capelato, USP, Brasil.

Maria Letícia Mazzucchi Pereira, UFPEL, Brasil.

Maria Medianeira Padoin, UFSM, Brasil.

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC, Brasil.

Mariana Flores da Cunha Thompson Flores, UFSM, Brasil.

Marieta de Moraes Ferreira, FGV, Brasil.

Mariluci Cardozo de Vargas, UFRGS, Brasil.

Marina Bay Frydberg, UFF, Brasil.

Marina de Mello Souza, USP, Brasil.

Marisângela Martins, UFRGS, Brasil.         

Marli Auxiliadora de Almeida, UNEMAT, Brasil.

Marluze Marques Harres, UNISINOS, Brasil.

Marta Rosa Borin, UFSM, Brasil.

Martha Daisson Hameister, UFPR, Brasil.

Matheus Pereira, UNICAMP, Brasil.

Melissa Slatman, Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Méri Frotscher, UNIOESTE, Brasil.

Miriam Hermeto de Sá Motta, UFMG, Brasil.

Mirian Garrido, UNIFESP, Brasil.

Miriam Di Geronimo, UNCUYO, Argentina.

Monica Lima, UFRJ, Brasil.

Monica Selvatici, UEL, Brasil.

Murilo Sebe Meihi, UFRJ, Brasil.

Nádia Maria Weber Santos, UFG, Brasil.

Nádia Meinerz, UFAL, Brasil.

Natalia Pietra Méndez, UFRGS, Brasil.

Nilo André Piana de Castro, CAp UFRGS, Brasil.

Nilton Mullet Pereira, UFRGS, Brasil.

Norberto Osvaldo Ferreras, UFF, Brasil.

Núncia Maria Santoro de Constantino, PUCRS, Brasil.

Nuno Falcão, UNILAB, Brasil.

Odilon Caldeira Neto, UFSM, Brasil.

Patricia Teixeira Santos, UNIFESP, Brasil.

Paula Regina Puhl, PUCRS, Brasil.

Paulo Knauss de Mendonça, UFF, Brasil.

Pedro Paulo Abreu Funari, UNICAMP, Brasil.

Pedro Spinola Pereira Caldas, UNIRIO, Brasil.

Rafael Hagemeyer, UDESC, Brasil.

Rafael Hansen Quinsani, UFRGS, Brasil.

Raimundo Moreira, UNEB, Brasil.  

Raquel Gomes, UNICAMP, Brasil.

Regina Aida Crespo, UFES, Brasil.

Regina Lima Caleiro, UNIMONTES, Brasil.

Regina Weber, UFRGS, Brasil.

Renan Frighetto, UFPR, Brasil.

Renata Dal Sasso Freitas, UNIPAMPA, Brasil.

Renata Figueiredo Moraes, UERJ, Brasil.

Renato Leite Marcondes, USP, Brasil.

Renato Viana Boy, UFFS, Brasil.

René Gertz, PUCRS, Brasil.

Ricardo Aguiar Pacheco, UFRPE, Brasil.

Ricardo Pinto de Medeiros, UFPE, Brasil.

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro, UFF, Brasil.

Rodrigo Turin, UNIRIO, Brasil.        

Rodolfo Porrini, UDELAR, Uruguai.

Rosane Marcia Neumann, UPF, Brasil.      

Roswithia Weber, FEEVALE, Brasil.

Rudimar Baldissera, UFRGS, Brasil.

Samantha Viz Quadrat, UFF, Brasil.

Semíramis Corsi, UFSM, Brasil.

Sérgio Ricardo da Mata, UFOP, Brasil.

Silvia Regina Ferraz Petersen, UFRGS, Brasil.

Silvio Marcus Correa, UFSC, Brasil.

Simone Schmidt, UFSC, Brasil.

Sônia Maria de Meneses Silva, URCA, Brasil.       

Sonia Regina Miranda, UFJF, Brasil.

Soraia Sales Dornelles, UFMA, Brasil.

Susana Bleil de Souza, UFRGS, Brasil.

Susana de Araújo Gastal, UCS, Brasil.

Tarcísio Botelho, UFMG, Brasil.

Temístocles Cezar, UFRGS, Brasil.

Thiago Leandro Vieira Cavalcante, UFGD, Brasil.

Thiago Mota, UFV, Brasil.

Tiago Luis Gil, UNB, Brasil.

Ulisses do Valle, UFG, Brasil.

Valdei Lopes de Araújo, UFES, Brasil.

Valdemir Zamparoni, UFBA, Brasil.

Valdir José Morigi, UFRGS, Brasil.

Valentina Ayrolo, UNMdP, Argentina.

Verena Alberti, FGV, Brasil.

Veronica Prudente, UEA, Brasil.

Vitale Joanoni Neto, UFMG, Brasil.

Viviane Borges, UDESC, Brasil.

Zita Possamai, UFRGS, Brasil.

 

Sponsors

Nota de agradecimento:

Ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável por essa Revista;

À Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, financiadora dessa Revista através do Edital PAEP (Programa de Apoio à Edição de Periódicos).