Argamassa autonivelante com adição de resíduos de mármores e granitos: propriedades físicas e mecânicas

Autores

Palavras-chave:

argamassa autonivelante, resíduos do corte de mármores e granitos, fíler calcário, fibras de polipropileno, propriedades mecânicas

Resumo

Foram desenvolvidas misturas de argamassas autonivelantes para contrapiso com resíduos do corte de mármores e granitos (adição de 40% e 50% RCMG em relação à massa de cimento), e sem o resíduo, variando-se a quantidade de aditivo modificador de viscosidade e superplastificante, relação água/cimento e cimento/areia. Sequencialmente foram ensaiadas dosagens com fíler calcário em substituição ao RCMG, com adição de fibras de polipropileno, e foi estudado um produto comercializado. Propriedades nos estados fresco (espalhamento/flow, healing time, retenção de fluxo após 20min e 30min e tempo de pega) e endurecido (massa específica, absorção de água, índice de vazios, resistência à compressão e tração na flexão) foram ensaiadas conforme a ASTM 1708. A mistura otimizada com 50% RCMG, fator água/cimento de 0,55, proporção cimento/areia de 1:1,5 (em massa utilizando o cimento CPV-ARI) obteve resistência à compressão de 38,89 ± 2,10 MPa aos 28 dias, apresentando o melhor desempenho entre as argamassas testadas. A adição de material fino nas dosagens de argamassas autonivelantes contribuiu para o espalhamento do material e reduziu o problema de segregação. O RCMG quando empregado em misturas de argamassas autonivelantes permite diminuir os impactos ambientais pertinentes das atividades de exploração e beneficiamento de rochas ornamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Azambuja Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Programa de Mestrado em Engenharia Civil

Carmeane Effting, Universidade do Estado de Santa Catarina

Programa de Mestrado em Engenharia Civil

Adilson Schackow, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de engenharia civil

Downloads

Publicado

07.07.2020

Como Citar

MENDES, G. A.; EFFTING, C.; SCHACKOW, A. Argamassa autonivelante com adição de resíduos de mármores e granitos: propriedades físicas e mecânicas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 403–418, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/95922. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia das Argamassas