Proposta de processo para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos públicos

Autores

  • Antônio Arthur Fortaleza Neves Universidade Federal do Ceará - UFC / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas e Construção Civil) - Mestrado Acadêmico.
  • Daniel Ribeiro Cardoso Universidade Federal do Ceará - UFC / DAUD - Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC
  • José de Paula Barros Neto Universidade Federal do Ceará - UFC / Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas e Construção Civil)

Palavras-chave:

Processo de Desenvolvimento de Projetos, Desenvolvimento de Produto, Target Value Design

Resumo

O processo desenvolvimento de projetos e orçamentos de empreendimentos públicos é realizado de forma fragmentada pelos stakeholders. Essa situação contribui para diversas inadequações de obras, principalmente relacionadas a custos e prazos. O presente trabalho tem como objetivo propor melhorias ao referido processo, utilizando como referencial teórico o Target Value Design (TVD). Para realização do trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo de caso múltiplo. Foram estudadas quatro instituições públicas, compostas de setores de desenvolvimento de projetos, orçamentos e fiscalização de obra. A proposta de investigação abrange os seguintes participantes: cliente; gestor; projetista (arquiteto e engenheiro); orçamentista; e fiscal de obra. A coleta de dados foi realizada com 17 participantes. Como resultado o trabalho apresenta um modelo de processo para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos públicos (PDP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10.12.2019

Como Citar

NEVES, A. A. F.; CARDOSO, D. R.; BARROS NETO, J. de P. Proposta de processo para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos públicos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 21–40, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/91289. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.