Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal

Autores

Palavras-chave:

Edifício público, eficiência energética, climatização, bombas de calor geotérmicas, piso radiante

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação energética da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), situada no município de Oliveira de Azeméis (Portugal). Esse edifício possui tecnologias de climatização pouco convencionais em Portugal, como bombas de calor geotérmicas associadas a piso radiante e ventilação, com pré-aquecimento de ar, utilizando painéis solares e recuperação de calor. Apesar de visarem a melhoria das condições de conforto térmico com baixo consumo energético, podem não garantir essas condições. Modela-se o edifício com a ferramenta computacional de simulação dinâmica DesignBuilder, introduzindo‑se dados relativos a envoltória, iluminação, ocupação, equipamentos e sistemas de climatização. A partir da modelização do edifício e da análise dos resultados, verificou-se que a heterogeneidade da área de superfícies envidraçadas e das cargas térmicas entre os diferentes espaços internos, conjugados com a climatização feita por três sistemas partilhados de aquecimento, ventilação e ar condicionado, causa grandes desequilíbrios térmicos e dificuldades em garantir condições de conforto térmico no edifício. Este estudo poderá ser aplicado em outras tipologias de edifícios, especialmente aqueles situados em regiões com grandes amplitudes térmicas diárias e/ou sazonais, com necessidades de aquecimento e arrefecimento. Além disso, demonstra-se que, com bom planejamento, é possível projetar edifícios com eficiência energética e conforto térmico.

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Biografia do Autor

José Carlos Martins Ramalho, Universidade de Aveiro

Departamento de Engenharia Mecânica. Térmica de Edifícios.

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Publicado

04.10.2019

Como Citar

RAMALHO, J. C. M.; MARTINS, N. A. D. Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 335–348, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/88541. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos