Aspectos indicadores de qualidade ambiental nos espaços abertos de jardins zoológicos: estudo de percepção no Parque Zoológico da FZB/RS

Autores

  • Samantha Balleste Universidade Federal de Pelotas / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • Natalia Naoumova Universidade Federal de Pelotas / Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Palavras-chave:

Jardins zoológicos, Espaços abertos, Percepção Ambiental, Satisfação

Resumo

As funções de educação e entretenimento ao público, presentes nos jardins zoológicos atuais, demandam ambientes dinâmicos e prazerosos, capazes de permitir uma formação completa do indivíduo. É essencial para que a experiência seja educativa e memorável ir ao encontro dos interesses do público e proporcionar um espaço qualificado. No entanto, há carência de estudos que abordem a qualidade espacial nessas instituições, baseados em avaliações envolvendo as pessoas que utilizam o espaço. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo investigar os aspectos físico-espaciais que influenciam na qualidade dos espaços abertos de jardins zoológicos, a partir da percepção dos seus visitantes. Inserido nas áreas de estudo das relações ambiente-comportamento e da avaliação pós-ocupação, o trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa e é conduzido a partir de um estudo de caso, o Parque Zoológico da FZB/RS, localizado em Sapucaia do Sul, Brasil. A satisfação dos visitantes é considerada como medida de desempenho ambiental. Como resultado foram identificados os principais aspectos físico-espaciais que mais influenciam na satisfação dos visitantes, sendo eles agradabilidade, organização e interesse do espaço, instalações de apoio aos visitantes e naturalidade do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04.10.2019

Como Citar

BALLESTE, S.; NAOUMOVA, N. Aspectos indicadores de qualidade ambiental nos espaços abertos de jardins zoológicos: estudo de percepção no Parque Zoológico da FZB/RS. Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 79–94, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/88304. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos