Absortâncias e emitâncias efetivas de superfícies: um método para estimá-las, um modelo experimental e exemplos de suas importâncias

Autores

  • Victor Figueiredo Roriz Unicamp
  • Rosana Maria Caram EESC USP
  • Maurício Roriz UFSCar

Palavras-chave:

Absortividade, Emissividade, Absortância efetiva, Emitância efetiva

Resumo

Imperfeições, saliências e reentrâncias existentes nas superfícies típicas das edificações constituem obstáculos que podem alterar significativamente o comportamento delas em relação aos fluxos por radiação. Além de ampliar a área efetiva de troca de calor, criam sombras e reflexões, que não ocorreriam em. Assim, os procedimentos de cálculo, ao invés de considerar as superfícies perfeitamente lisas e planas, deveriam aplicar correções nas propriedades radiativas das superfícies. Denominam-se efetivas as absortâncias e emitâncias que resultam dessas correções. O presente artigo apresenta um método simples desenvolvido para avaliar essas influências e exemplifica a importância das correções acima mencionadas, apresentando resultados de simulações elaboradas no programa EnergyPlus para uma edificação de geometria simples, submetida ao longo de 1 ano ao clima da cidade de Brasília. Adotando-se absortâncias e emitâncias efetivas, os resultados das simulações revelam diferenças de até 2,8 ºC nas temperaturas internas do ar em relação às obtidas desprezando-se as influências que as ondulações das telhas exercem sobre os fluxos radiantes. Considerando o uso de condicionadores de ar, essa diferença pode representar uma variação de cerca de 30% nas estimativas de consumo de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Figueiredo Roriz, Unicamp

Rosana Maria Caram, EESC USP

Maurício Roriz, UFSCar

Downloads

Publicado

21.05.2012

Como Citar

RORIZ, V. F.; CARAM, R. M.; RORIZ, M. Absortâncias e emitâncias efetivas de superfícies: um método para estimá-las, um modelo experimental e exemplos de suas importâncias. Ambiente Construído, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 7–22, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/23403. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)