Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 4 n. 11 (2012): XVIII Jornada de Ensino de História e Educação. Ensino de História: Imagens e Mídias
v. 4 n. 11 (2012): XVIII Jornada de Ensino de História e Educação. Ensino de História: Imagens e Mídias
Publicado:
2012-09-24
Expediente
Expediente
Conselho Editorial Aedos
PDF
Editorial
Editorial
Conselho Editorial Aedos
PDF
Apresentação
Apresentação
GT de Ensino de História e Educação ANPUH-RS
PDF
Comunicações
A propaganda política na revista do Globo (1937-1945): imagens e ritos como manutenção do poder autoritário
Adão Tadeu Fraga da Silva Junior
PDF
A dinamicidade do patrimônio imaterial: reflexões para o ensino de História
Ivan Ramires Carvalho, Paulo Sérgio de Souza de Azevedo
PDF
A grande família Silva brasileira: a midiatização como processo interacional de referência
Daysi Lange Albeche
PDF
A identidade docente em construção: algumas considerações a respeito da construção do ser docente de História
Denize Terezinha Leal Freitas
PDF
A imagem do museu: educação patrimonial na educação básica
Cyanna Missaglia de Fochesatto
PDF
A interpretação de imagens e o ensino da História: iconografia da guerra Assíria
Débora Corrêa Marinho, Guilherme Machado Siqueira, Katia Maria Paim Pozzer
PDF
A trajetória de realização cinematográfica na Argentina: da primeira manifestação em 1897 até um modelo latino de referência
Fernando Souto Dias Neto
PDF
A utilização das mídias nas escolas: experiências e ideias a serviço dos ensino de História
Camila de Almeida Silva, Douglas Ferreira dos Santos, Felipe Vargas da Fonseca, Júlia Matos
PDF
Arquivos escolares e ensino de História: interlocuções possíveis
Arthuro Luiz Grechi de Carlos
PDF
Centro de documentação histórica da FURG: práticas para a dinamização do ensino de História
Carmem G. Burgert Schiavon, Lisiane Costa Claro
PDF
Colhendo histórias: resgate das memórias de um grupo de pequenos agricultores da Serra do Herval (RS)
Rita de Cássia Boeira Campos
PDF
Cooperativa de resíduos sólidos: uma experiência em Rio Grande/RS sobre as vivências e memórias do bairro Santa Rita
Virginia Barbosa Pereira, Marizete Rocha Caetano, Mauro Lipinski
PDF
Documentarte: experiência com documentos e o pensamento professoral
Luciane Helbich
PDF
Educação infantil e currículo escolar
Carla Josiele Weber, Jéssica Maís Antunes
PDF
Educação patrimonial e pesquisas arqueológicas: uma aproximação necessária
Grasiela Tebaldi Toledo
PDF
Educação patrimonial em sala de aula: cinquenta anos da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro
Bárbara Virgínia Groff da Silva
PDF
Ensino de História, cinema e holocausto: uma reflexão teórica e didática
Rafael Hansen Quinsani
PDF
Ensino de História: memória em linguagem digital
Roberto Radünz
PDF
Extroversão da arqueologia: estudo de caso no Colégio Sagrado Coração de Jesus
André Ávilla Pinto, Freddy Bager Junior, Lucas Henriques Viscardi
PDF
Fontes históricas, patrimônio imaterial e ensino de História
Rhuan Zaleski Trindade, Jacson Schwengber, Diego Scherer da Silva
PDF
Fotografia na história e no ensino de História
Anthony Beux Tessari
PDF
Fotografias e as muitas faces do poder: possibilidades da mídia fotográfica no ensino/aprendizagem da “Revolução de 1930”
Tiago de Oliveira Bruinelli
PDF
Gênero e juventude(s): emergências educativas
Paula Cervelin Grassi, Pâmela Cervelin Grassi
PDF
História da África contemporânea e cinema: estudo das representações dos filmes “O Último Rei da Escócia”, “Diamante de Sangue” e “O Jardineiro Fiel”
Guilherme Felkl Senger
PDF
História das religiões e religiosidades: contribuições e novas abordagens
Cristine Fortes Lia
PDF
História e cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula: a implementação da lei 11.645/08 nas escolas
Juliana Pires de Oliveira, Treyce Ellen Goulart
PDF
História no ensino médio: utilização de imagens e desenvolvimento de competências
Ana Paula de Oliveira Döhler, André Luis Ramos Soares
PDF
Imagens do imperialismo: o uso de imagens sobre o imperialismo nos livros didáticos
Bruna Cristina Susin, Luana Zaíra Bertoni, Maiara Cemin
PDF
Lei Saraiva (1881): se o analfabetismo é um problema, exclui-se o problema
Michele de Leão
PDF
Lembranças e esquecimentos nas salas montenegrinas: uma análise de memórias presentes entre alunos de ensino médio
Thiago Iwaszko Marques Proença
PDF
Memória, ensino de História e formação de professores: narrativas (auto)biográficas de educadores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria
Lisliane dos Santos Cardôzo, Jorge Luiz da Cunha
PDF
Memorial do Rio Grande do Sul: recuperando práticas educativas
Lara Rocho, Raqquel Endres, Soraia Bertin
PDF
Memórias evocadas: imagens recompondo as aulas isoladas em Novo Hamburgo/RS (1913 a 1952)
José Edimar de Souza, Luciane Sgarbi S. Grazziotin
PDF
O cinema como recurso pedagógico: relato de uma pibidiana e sua experiência
Débora Strieder Kreuz
PDF
O contexto como reflexo da comunicação do sistema cooperativista
Taís Flores da Motta
PDF
O desafio de formar-se professor de História hoje: possibilidades de reflexão a partir do filme Preciosa
Mauro Dillmann
PDF
O núcleo de documentação histórica da UFPel: um espaço de ensino
Eduarda Borges da Silva, Biane Peverada Jaques, Lóren Nunes da Rocha, Tamires Xavier Soares, Lorena Almeida Gill
PDF
“O prédio do Museu é novo ou velho?" O prédio do Museu da UFRGS como patrimônio cultural, espaço de educação patrimonial e de fruição
Lucas André Gasparotto
PDF
O uso das aquarelas de Debret para trabalhar História regional: o caso de Pelotas
Tamires Soares, Ubirajara Monteiro, Eduardo Arriada
PDF
Centro de Memória Regional do Judiciário – CMRJU: o uso de fontes do judiciário no ensino e pesquisa da História
Elizete Carmen Ferrari, Jônatas Herrmann Dornelles
PDF
Os desafios do ensino-aprendizagem de História nos anos finais do ensino fundamental da rede pública: limitações de formação dos professores e deficiências de leitura e escrita dos alunos
Ronaldo Francisco Rodrigo Martins
PDF
Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral
Isabela Lisboa Berté
PDF
Pesquisa e ensino de História na internet: limites e possibilidades
Israel Aquino
PDF
Professores e estagiários: um conflito em potencial
Michele de Oliveira Casali, Renata Baldin Maciel, Taís Giacomini Tomazi, André Luis Ramos Soares
PDF
Projeto Co Operar: o mundo do trabalho no mundo da escola
Andrea Zortea
PDF
Que animação! Os desenhos animados e o ensino de História: um diálogo possível
Mario Marcello Neto
PDF
“Seu futuro passa por aqui”: o ENEM como política avaliativa e os conhecimentos históricos exigidos
José Ernesto Melo
PDF
Tecendo (res)significações nas aulas de História: os lugares de memória e a produção dos discursos sobre a história na perspectiva da História Cultural
Daniel Luciano Gevehr
PDF
Vivenciando e aprendendo com as terras de nossos avós: estudos sobre memória e territorialidade Guarani na costa brasileira meridional
Vanderlise Machado Barão
PDF
A docência nas antigas colônias de imigração do nordeste do Rio Grande do Sul de 1920 a 1950: a História através das vozes/mídias
Jordana Wruck Timm, Lúcio Kreutz
PDF
Educação patrimonial e multimídia: arquitetura moderna na serra gaúcha
Roberto Radünz, Maria Beatriz Pinheiro Machado
PDF
Conferências
A canção brasileira na sala de aula: possibilidades didático-pedagógicas
Luís Guilherme Ritta Duque
PDF
Anos Rebeldes: e o uso da imagem como elemento potencial didático em leitura crítica da mídia e formação de capital social
Nilo André Piana de Castro
PDF
Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História
Carlos Eduardo Ströher
PDF
Ensino de História: lã, cetim, veludo, forma e conteúdo
Carla Beatriz Meinerz
PDF
Gênero, biografia e ensino de História
Katani Maria Nascimento Monteiro, Natalia Pietra Méndez
PDF
Imagens de amplo alcance: pensando recursos midiáticos que potencializam a cultura visual – considerações sobre a televisão
Cláudio de Sá Machado Júnior
PDF
Imagem no ensino superior de História: discussão de uma metodologia
Marlise Regina Meyrer
PDF
Mídias e divulgação do conhecimento histórico
Thais Nívia de Lima e Fonseca
PDF
Oficina de estudos históricos sobre a classe trabalhadora para sala de aula
Nauber Gavski da Silva, Fernando Cauduro Pureza
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave