Espetáculo de consternações – Os conflitos jurisdicionais na administração do cotidiano cemiterial na Piratini da segunda metade do século XIX.

Autores

  • Pedro von Mengden Meirelles

Palavras-chave:

Rio Grande do Sul, Piratini, Reforma Cemiterial, Conflito de jurisdição.

Resumo

Este artigo aborda os conflitos ocorridos na cidade de Piratini, Rio Grande do Sul, em 1872, envolvendo autoridades civis e eclesiásticas, tendo como pano de fundo o antigo cemitério da localidade. Inserido em um contexto pós-Reforma Cemiterial, este conflito ajuda a delimitar tanto a nebulosa administrativa na qual estavam inseridos os cemitérios naquele século, quanto os diferentes embates travados pela Igreja em um período de secularização da sociedade. A análise dos documentos feita neste trabalho permitiu traçar as redes de poder que envolviam a Câmara Municipal de Piratini, a igreja local e provincial, as autoridades de saúde pública, a elite e a maçonaria, interligando diversos autores e poderes envolvidos no gerenciamento da sociedade na época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro von Mengden Meirelles

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contato: pmeirelles@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

VON MENGDEN MEIRELLES, P. Espetáculo de consternações – Os conflitos jurisdicionais na administração do cotidiano cemiterial na Piratini da segunda metade do século XIX. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 167–187, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/64191. Acesso em: 28 mar. 2024.