“Lá onde eu tava num tinha futuro”: migração sertão – cidade de Sobral 1950 – 1980

Autores

  • Maria Antonia Veiga Adriao Doutoranda Universidade Federal do Ceará UFC / Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Resumo

Analisamos neste artigo algumas questões que observamos na pesquisa sobre o movimento migratório realizado por agricultores sem posses, moradores do Sertão Norte do Estado do Ceará entre 1950 – 1980, hoje residentes na cidade de Sobral, igualmente situada nessa região. Entrevistamos vinte sete migrantes entre homens e mulheres, porém, trouxemos para examinar o ponto de vista dos migrantes sobre a situação de morador e trabalhador dependente do sistema de propriedade privada da terra, apenas um migrante, que nos ajudou a cogitar através de suas recordações e interpretação do vivido, as pelejas para superar as dificuldades, as insatisfações e as crises entre proprietários e moradores que provocavam deslocamentos. Examinamos também, não a título de comprovação do vivido ou recordado, todavia, para refletirmos sobre essa cultura, um periódico, relatórios censitários e escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antonia Veiga Adriao, Doutoranda Universidade Federal do Ceará UFC / Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Doutoranda Programa de Pós-Graduação Doutorado em História Universidade Federal do Ceará UFC / aluna especial do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Historia Universidade Estadual de Campinas UNICAMP com bolsa CAPES/PROCAD. Professora Assistente departamento de História Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA. Pesquisa título provisório: Os Caminhos do Sol: atravessar Veredas na Cidade Escurece a Vista (Migração Sertão - Cidade de Sobral 1950 - 1980).

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

ADRIAO, M. A. V. “Lá onde eu tava num tinha futuro”: migração sertão – cidade de Sobral 1950 – 1980. Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 322–341, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/61077. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático