Entre a Cultura Histórica e a Cultura Historiográfica: implicações, problemas e desafios para a historiografia

Autores

  • Fabricio Gomes Alves Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Teoria da historiografia, Cultura histórica, História cultural.

Resumo

Os processos de globalização, o multiculturalismo, as tensões em torno dos fenômenos sociais locais e globais e as críticas a noção de progresso e verdade científica absoluta, colocaram os debates que giram em torno da cultura no centro da historiografia contemporânea. Diante desse quadro, procuramos no artigo que ora apresentamos discutir alguns dos aspectos que se relacionam à categoria de cultura histórica. Tal reflexão foi exposta em quatro partes. Inicialmente, destacamos os processos históricos que determinaram a emergência da categoria em questão. Em seguida, nos esforçamos para, em linhas gerais, precisar o sentido e diferenciar as categorias cultura histórica e mentalidade histórica. Por fim, observamos algumas das possibilidades de aplicação dessa categoria no âmbito da história da historiografia. Todos esses aspectos discutidos objetivam, uma melhor compreensão da virada historiográfica a que foi submetido o conhecimento histórico durante a segunda metade do século XX. Tais alterações colocaram, de fato, a escrita da história diante de verdadeiros desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Gomes Alves, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em História pela UFPB e aluno do PPGH-UFPB. Atualmente desenvolve pesquisa na área de história da historiografia brasileira.

Downloads

Publicado

2010-03-02

Como Citar

ALVES, F. G. Entre a Cultura Histórica e a Cultura Historiográfica: implicações, problemas e desafios para a historiografia. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/11048. Acesso em: 18 abr. 2024.