A CONDIÇÃO DE IMIGRANTE RETIDA NO LESTE-OESTE. NOTAS SOBRE A FRENTE DO TRABALHO

Autores

Palavras-chave:

Imigração, Precarização do Trabalho, Polônia, Alemanha.

Resumo

Socióloga polonesa, jardineira e imigrante, Anna Zawadzka explora os laços complicados entre o trabalho e a vida pessoal no capitalismo tardio, entre a Torre de Marfim da academia e as duras condições de se manter na área, tratando de forma crítica a idealização e patologização do trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Nawroski, Universidade de Varsóvia

Possui graduação em Pedagogia (2006), Mestrado em Educação (2010) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou Doutoramento "Sandwich" nos anos 2015/2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/PT, pelo Programa Erasmus Mundus. Pós-Doutorado na Universidade de Varsóvia/PL (2018/2019), pelo Programa de Pós-doutorado no Exterior - Capes. Foi professora substituta no EED - Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC (2011-2013) e (2016-2018). Foi professora colaboradora no DEED - Departamento de Educação da UEPG (2018). Integrou o grupo de pesquisadores do Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFSC, onde desenvolveu pesquisas nos projetos: “Educação do campo - políticas e práticas em Santa Catarina” e “Realidade das escolas do campo na região sul do Brasil". Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina - GEPHIESC/UFSC. Atua principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Educação, História da Educação, Educação e Literatura Brasileira, Educação e Cultura, Organização Escolar e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

NAWROSKI, A. A CONDIÇÃO DE IMIGRANTE RETIDA NO LESTE-OESTE. NOTAS SOBRE A FRENTE DO TRABALHO. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 670–697, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/107301. Acesso em: 29 mar. 2024.