APRESENTAÇÃO

 

Com satisfação, apresentamos os Anais do I Encontro de Estudos Medievais do Rio Grande do Sul (I EEEM/RS). Um evento promovido pelo Grupo de Trabalho de Estudos Medievais da Associação Nacional de História – Núcleo Rio Grande do Sul (ANPUH/RS) e pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, apoiado pela Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM), pelas Pró-reitorias de Pós-Graduação, de Pesquisa e Extensão daquela Universidade e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, o I EEEM/RS firmou uma parceria com a AEDOS – Revista do Corpo Discente do PPG em História da UFRGS, para tornar possível a divulgação das atas do evento em número especial.
O principal objetivo do I EEEM/RS é dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em direção ao mapeamento dos Estudos Medievais no Brasil. Mapeamento que pode ser considerado iniciado a partir dos levantamentos de fontes primárias (MONGELLI, 1999 e 2005) 1, do catálogo de teses e dissertações sobre Idade Média, defendidas no Brasil (MACEDO, 2003) e dos artigos e análises sobre a historiografia medievística brasileira publicadas, inclusive, fora do país, que se tornam cada vez mais constantes. (BARROS e FRANCO JÚNIOR, 2003; VIEIRA, 2007; ALMEIDA, 2008; SILVA e SILVA, 2008; ALMEIDA E AMARAL, 2008).
O evento começou a ser pensado e preparado durante o IX Encontro Estadual de História da ANPUH/RS, em julho de 2008. Na ocasião, houve a realização do Simpósio Temático As fontes escritas, as fontes imagéticas e a cultura material: a pesquisa em Idade Média, além do mini-curso sobre “Literatura Medieval”. A partir desses espaços, então, os membros do GT constataram a necessidade de um evento que tivesse um caráter acadêmico-científico e que objetivasse a ampliação dos contatos entre pesquisadores do medievo no Rio Grande do Sul.
Entretanto, e positivamente, o I EEEM/RS extrapolou os objetivos iniciais e obteve uma ampla adesão de diversos pesquisadores das outras regiões do País. Também contamos com as ilustres presenças dos pesquisadores Marcelo Cândido da Silva (USP) e Alejandro Morin (U. N. Córdoba), que palestraram sobre “A Alta Idade Média entre os séculos XIX e XX: da Nação à Etnogênese” e “Pagar por las culpas del Padre. La transmissión de penas en el derecho bajomedieval”, respectivamente. Além disso, encerramos as atividades do evento com a conferência do professor José Rivair Macedo (PPG-História/UFRGS) sobre “Os Manuais de Confissão Castelhanos e Portugueses dos séculos XIII-XV: problemas e perspectivas de estudo”.
As mesas-redondas abordaram diferentes perspectivas, métodos e problemáticas nas pesquisas em história medieval. Essas mesas contaram com apresentações de pesquisadores que estão ligados à UFRGS, PUCRS, UFPEL, UNISINOS e IPA: instituições de ensino e pesquisa gaúchas. Além disso, os professores Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA) e Carolina Coelho Fortes (UGF-ABREM) ajudaram a traçar um panorama de trabalhos realizados no Brasil, cumprindo, assim, os objetivos do evento.
As seções de comunicação, oito no total, ao mesmo tempo em que são indícios de uma expansão dos estudos medievais no Brasil, revelam que muitas das abordagens esbarram nas dificuldades de acesso à documentação, o que configura trabalhos elaborados a partir de textos impressos e traduções 2. Isso, antes de ser um impeditivo, na verdade, é uma das características dessa historiografia brasileira, que, além dos materiais impressos, tem utilizado amplamente os recursos digitalizados e a internet. Entre os dias 23 e 26 de junho de 2009 mais de 40 trabalhos foram apresentados e seus autores trocaram experiências e resultados de suas pesquisas, divulgaram obras e debateram sobre história, direito, letras e filosofia medieval.
A realização deste evento foi uma proposta do GT tendo em vista a percepção de expansão da quantidade, qualidade e diversidade de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação sobre estudos medievais, elaboradas por pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão no Rio Grande do Sul, nos últimos anos. É válido lembrar que outros eventos foram realizados por este GT, mas nenhum deles com esses objetivos. Por esta razão, inclusive, não se pensou em um evento temático, como o bem sucedido Seminário Internacional Os Pecados Capitais na Idade Média (PECAPI), realizado em Porto Alegre no ano de 2004.
A realização do evento e a publicação dos Anais do I Encontro Estadual de Estudos Medievais do Rio Grande do Sul foi, portanto, um trabalho coletivo, mas não apenas dos que estiveram em evidência nas palestras e comunicações. A comissão organizadora e a atual diretoria do GT de Estudos Medievais da ANPUH/RS, agradecem a receptividade que o I EEEM/RS teve nas Pró-reitorias de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UFRGS, a atual diretoria da ABREM, a CAPES, e ao Conselho Editorial da AEDOS. Um agradecimento especial aos editores de texto da AEDOS, Marisângela Martins e Fagner dos Santos, pela disponibilidade e competência. Também registramos o apoio da diretoria do núcleo regional da ANPUH e do Programa de Pós-Graduação em História, que acreditaram na ideia de realização do mesmo.

Drndo Igor S. Teixeira (AEDOS/FACED/UFRGS)
Dr. Nilton Mullet Pereira (GT-Estudos Medievais/FACED/UFRGS)
Dra. Cybele Crossetti de Almeida (PPG-História/UFRGS)
Acadêmico Rodrigo M. Alberto (História/UFRGS)


1 Este projeto foi coletivo e contou com pesquisas em diferentes estados do país. O resultado do levantamento feito no Rio Grande do Sul foi organizado por José Rivair Macedo e está disponível em: http://www.gtestudosmedievais.ufrgs.br/fontes_primarias.pdf

2 O que aponta também já foi apontado pelos autores citados anteriormente.

 

Referências:

ALMEIDA, N. de B. La formation des médiévistes dans le Brésil contemporain. Bilans et perspectives (1985-2007). Bulletin du centre d'études médiévales d'Auxerre, v. 12, p.145-160, 2008.

ALMEIDA, A.C.L; AMARAL, C. de O. O Ocidente Medieval segundo a historiografia brasileira. Medievalista online, ano 4, n.4, p.1-41, 2008. Disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA4/PDF4/almeida-amaral-PDF.pdf. Acesso em: maio 2009.

BASTOS, M. J. da M.; FRANCO JÚNIOR, H. L'Histoire du Moyen Âge au Brésil. Bulletin du Centre D'Études Médiévales, 7, Auxerre, Centre d'Études Médiévales – CNRS, 2002-2003, p.125-131. Disponível em: www.abrem.org.br/artigos.htm. Acesso em: abr. 2009.

MACEDO, J. R. (Org.). Os estudos medievais no Brasil. Catálogo de dissertações e teses – Filosofia, História e Letras (1990-2002). Porto Alegre: EDUFRGS, 2003.

MONGELLI, L. M. (Org.). Fontes Primárias da Idade Média. Séculos V – XV. São Paulo: ABREM; Cotia, SP: Íbis, 1999. 2 v.

______. Fontes Primárias da Idade Média. Séculos V-XV. São Paulo; ABREM; Cotia, SP: Íbis, 2005. Vol. 3.

SILVA, L. R. da; SILVA, A. C. L. F. da. Os Estudos Medievais no Brasil e a Internet: uma análise do uso dos recursos virtuais na produção medievalista (1995 a 2006). História, Imagem e Narrativas, v. 4, ano 2, p.134-147, abr. 2007. Disponível em: http://www.historiaimagem.com.br/edicao4abril2007/medievinternet.pdf. Acesso em: maio 2009.

VIEIRA, Y. F. Os estudos medievais no Brasil: peso (ou leveza) de uma tradição. Conferência ministrada no dia 06 de julho de 2007. Fortaleza: UFCE. Impresso, 21p. (No prelo).