A construção da autonomia feminina negra nas ousadias da carnavalização

Autores

  • Alberto Bomfim da Silva PPGMLS - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade / UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edson Farias PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA: LINGUAGEM E SOCIEDADE (PPGMLS) / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Palavras-chave:

Mulher negra, carnavalização, autonomia.

Resumo

A partir da análise do carnaval de Vitória da Conquista (BA) na segunda metade do século XX, buscamos problematizar as situações em que o processo de lida com o festivo, a derrisão, o desgoverno, o lascivo, o musical e o próprio uso do corpo metamorfoseiam-se em uma prática política, como já fora apontado por Natalie[1] Zemon Davis (1990). Imersos na multimodalidade do campo teórico da memória, investigamos as práticas sociais e representações simbólicas que conferiam visibilidade à história da mulher negra na cidade. Utilizamos de metodologias comuns à história oral e análise de fotografia, apoiando-se em referências de diversas autoras relacionadas ao feminismo negro, mas tendo por respaldo empírico fontes orais e iconográficas mediante às quais reconstroem-se, na história de mulheres negras, práticas que podem ser admitidas como lutas por autonomia que teriam contribuído à construção da cidadania da mulher negra.


[1] É comum ao texto acadêmico, herdeiro de longa tradição de invisibilização das mulheres como autoras, que apenas o último sobrenome de uma autora ou autor seja citado. Não faria sentido, num texto que aborda o protagonismo feminino, reproduzir essa cultura. Portanto, fizemos a opção de apresentar também o primeiro nome das autoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Bomfim da Silva, PPGMLS - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade / UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Memória pelo PPGMLS / UESB. Possui graduação em História pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1998); especialização em História: Política, Cultura e sociedade(2011) pela mesma universidade; mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (2015), também pela UESB. Atualmente é professor do Curso Pré-Vestibular Dom Climério, que atende principalmente afro-brasileiros(vinculado a APNS) e professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista (BA). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, cultura afro-brasileira , relações étnico-raciais, atualidades, identidade, cultura, ciência e História geral.

Edson Farias, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA: LINGUAGEM E SOCIEDADE (PPGMLS) / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP - Brasil; pesquisador do CNPq; professor do PPGSOL/UnB e do PPGMLS/cfy1UESB; pesquisador do CMD/UnB; editor da revista Arquivos do CMD

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

SILVA, A. B. da; FARIAS, E. A construção da autonomia feminina negra nas ousadias da carnavalização. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 258–283, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/94632. Acesso em: 28 mar. 2024.