A crônica medieval e as crônicas do século XVI: possibilidades de um gênero histórico no ensino de História Medieval na educação básica
Palavras-chave:
Crônicas do século XVI, Ensino de História Medieval, Educação básicaResumo
Neste artigo, apresentamos algumas possibilidades sobre as crônicas do século XVI no ensino de História. Para isso, abordamos alguns aspectos, tais como, o estudo sobre o Medievo no Brasil, a especificidade do século XVI nos territórios americanos e a utilização deste gênero histórico como um dos primeiros produtos culturais utilizados para textualizar a experiência europeia no território americano. Como suporte bibliográfico (voltado para os aspectos teórico, metodológico, temático e de ensino de História), utilizamos os trabalhos de Weckmann (1993), Weckmann (1984), Fernandes (1999), Le Goff (2004), Le Goff (2015), Segal (1991), Guimarães (2012), Aurell (2013), Schmitd (2003), Bezerra (2016) e Macedo (2016). Neste sentido, consideramos que as crônicas do século XVI são objetos pelos quais se pode observar concepções de mundo, formas de escrita, modificações na percepção historiográfica e na escrita da história, relações de conflito entre grupos sociais e construção de identidades e, dessa forma, podem ser utilizados no ensino de História.
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