A crônica medieval e as crônicas do século XVI: possibilidades de um gênero histórico no ensino de História Medieval na educação básica

Autores

  • Luciano José Vianna Professor Adjunto de História Medieval na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Institut d’Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti – Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística (UPE/campus Petrolina). http://orcid.org/0000-0001-7355-7609

Palavras-chave:

Crônicas do século XVI, Ensino de História Medieval, Educação básica

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas possibilidades sobre as crônicas do século XVI no ensino de História. Para isso, abordamos alguns aspectos, tais como, o estudo sobre o Medievo no Brasil, a especificidade do século XVI nos territórios americanos e a utilização deste gênero histórico como um dos primeiros produtos culturais utilizados para textualizar a experiência europeia no território americano. Como suporte bibliográfico (voltado para os aspectos teórico, metodológico, temático e de ensino de História), utilizamos os trabalhos de Weckmann (1993), Weckmann (1984), Fernandes (1999), Le Goff (2004), Le Goff (2015), Segal (1991), Guimarães (2012), Aurell (2013), Schmitd (2003), Bezerra (2016) e Macedo (2016). Neste sentido, consideramos que as crônicas do século XVI são objetos pelos quais se pode observar concepções de mundo, formas de escrita, modificações na percepção historiográfica e na escrita da história, relações de conflito entre grupos sociais e construção de identidades e, dessa forma, podem ser utilizados no ensino de História. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano José Vianna, Professor Adjunto de História Medieval na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Institut d’Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti – Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística (UPE/campus Petrolina).

Professor Adjunto de História Medieval na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Doutor em Cultures en contacte a la Mediterrània pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Institut d’Estudis Medievals (UAB-IEM). Coordenador do Spatio Serti – Grupo de Estudos e Pesquisa em Medievalística (UPE/campus Petrolina).

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

VIANNA, L. J. A crônica medieval e as crônicas do século XVI: possibilidades de um gênero histórico no ensino de História Medieval na educação básica. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 585–602, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/94122. Acesso em: 29 mar. 2024.