Históricas Escavadas: A Concepção De Tempo Na Arqueologia Foucaultiana

Autores

  • Fabio Feltrin de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cassio Barbieri

Palavras-chave:

Arqueologia, Tempo, Michel Foucault.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a concepção de tempo que atravessa a noção de arqueologia presente na primeira fase dos trabalhos de Michel Foucault. Para isso, propomos dois momentos: primeiramente, pretendemos investigar as influências historiográficas mobilizadas pelo filósofo francês, como Lucien Febvre, Fernand Braudel, Gaston Bachelard e Georges Canguilhem. No segundo momento examinamos o distanciamento e a singularidade de suas reflexões no que tange à concepção de tempo. A hipótese sustentada ao longo desta investigação é a de que o pensamento espacializado operado por Foucault, a partir do método arqueológico, apresentaria um conceito de tempo marcado pela recusa da unidade, da homogeneidade e de sucessão cronológica, apresentando as noções de descontinuidade, limiares, fragmentação e das rupturas. Ademais, constatamos também as diferenças de Foucault para seus interlocutores, principalmente quanto à multiplicidade temporal, tanto na dimensão diacrônica, quanto sincrônica, ou nesse caso, mais precisamente, assincrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Feltrin de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Com graduação em História pela UDESC, mestrado e doutorado em História Cultural pela UFSC, pós-doutorado pela UNICAMP, foi pesquisador convidado na Stony Brook University, Nova York. É professor da UFFS, onde atua nos cursos de História e no PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas. Suas investigações estão centradas na relação entre as linguagens, temporalidades, biopolítica e na produção de sujeito.

Cassio Barbieri

Possui graduação em História pela UFFS e é mestrando do PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. É membro do Laboratório Escrita, Memória e Arte (LEMA) e do Grupo de Estudos Teoria da História, ambos vinculados ao curso de História da UFFS. Atualmente desenvolve pesquisa em Teoria e História da Historiografia, investigando as relações entre as metáforas da doença, presentes na literatura e no ensaísmo, e as concepções de tempo, história e historicidade. Desde 2016 atua como monitor concursado na Biblioteca Pública Municipal de Chapecó

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

FELTRIN DE SOUZA, F.; BARBIERI, C. Históricas Escavadas: A Concepção De Tempo Na Arqueologia Foucaultiana. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 544–566, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/93073. Acesso em: 29 mar. 2024.