A ONG Igualdade: a consolidação da organização das travestis e transexuais em Porto Alegre - RS

Autores

  • Augusta da Silveira de Oliveira UFRGS

Palavras-chave:

História LGBT, Movimentos Sociais

Resumo

O artigo busca discutir as ações que levaram a institucionalização da ONG Igualdade (Associação das Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul). A partir de sua formalização, o foco é o progressivo desligamento da  nova instituição da equipe de voluntários do GAPA/RS (Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS), que fomentou a organização formal das travestis e transexuais, e as responsabilidades decorrentes dessa formalização. Nesse ínterim, discorre-se sobre sua atuação como organização não-governamental nos primeiros anos de funcionamento, relações estabelecidas com outras entidades, formação de redes, parcerias com o Estado através da captação de recursos por meio  de editais, as demandas contempladas pelos projetos financiados e o papel do enfrentamento da epidemia de AIDS nesse planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusta da Silveira de Oliveira, UFRGS

Graduada e mestra (Bolsa CNPq) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Contato: augustaslvr@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

DA SILVEIRA DE OLIVEIRA, A. A ONG Igualdade: a consolidação da organização das travestis e transexuais em Porto Alegre - RS. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 293–322, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/92946. Acesso em: 28 mar. 2024.