Sob o olhar pós-crítico de Clio: por uma História contingente, (des)viada ou Drag Queen

Autores

  • Cassiano Celestino de Jesus Universidade Federal de Sergipe

Resumo

“A História é a arte de inventar o passado”, isto significa que o discurso historiográfico é produzido e refeito constantemente, que a narrativa histórica é cambiante, contingente, fragmentada e feita de diversos modos. Implica ainda dizer que o historiador inventa, mesmo que de forma “rigorosa”, o passado. A História, enquanto prática, discurso, disciplina ou artefato literário, está permanentemente produzindo uma série de discursos sobre o passado, que são construídos no presente e em função dos nossos próprios interesses. Dito isto, esse artigo é um, dentre vários outros, que realiza um breve debate acerca da escrita da História, produto da arte ou da ciência dos historiadores, e seu diálogo com as chamadas metodologias de pesquisas pós-críticas, enfatizando, sobretudo, os possíveis diálogos da História com as teorias queer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Celestino de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS). Integrante do Dominium: Estudos sobre Sociedades Senhoriais. Bolsista CAPES/DS.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

CELESTINO DE JESUS, C. Sob o olhar pós-crítico de Clio: por uma História contingente, (des)viada ou Drag Queen. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 127–141, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/92444. Acesso em: 28 mar. 2024.