Viribus Unitis: a questão da conquista do voto feminino nos Boletins da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1934-1935)

Autores

Palavras-chave:

História das Mulheres, História do Feminismo, Voto feminino, História da Educação,

Resumo

O presente artigo analisa as percepções sobre a conquista do voto feminino por meio do Boletim Informativo da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino produzido pela referida Federação nos anos de 1934 e 1935 na cidade do Rio de Janeiro. Perfazem o corpus documental do presente trabalho cinco boletins, compostos por artigos de opinião e noticiosos bem como, fotografias que ilustraram as propagandas, principalmente no que diz respeito a linguagem política utilizada pela Federação no que se refere a educação e a representação da mulher moderna no período e a sua relação com a conquista dos direitos políticos das mulheres. São também utilizadas algumas fontes iconográficas, correspondências, artigos e notas de periódicos anteriores e posteriores a publicação do impresso que permitem compreender o contexto de produção e publicação do impresso. Pretende-se uma ampla visada nos ideais e pressupostos levantados pelas protagonistas da FBPF bem como, observar suas ações em vários campos de atuação, buscando encontrar os apoiadores de seus projetos e suas redes de sociabilidades com associações nacionais e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Padilha Bueno, Universidade Federal do Paraná Bolsista CAPES

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi coordenadora de alfabetização do ensino fundamental do Núcleo de anos iniciais da Secretaria da Educação do Município de Araucária (Gestão 2009-2012). É professora da Educação Básica no Município de Araucária, atuando principalmente com turmas do ciclo de alfabetização. Tem experiência nas áreas de Ensino e Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história intelectual, educação feminina, imprensa, alfabetização e letramento. 

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

BUENO, A. P. Viribus Unitis: a questão da conquista do voto feminino nos Boletins da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1934-1935). Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 245–268, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87087. Acesso em: 29 mar. 2024.