Algumas possibilidades das histórias em quadrinhos como recursos de prática docente na área de História na Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

História, Educação, História em Quadrinhos

Resumo

O artigo a seguir pretende apresentar ao professor-pesquisador de História algumas alternativas para a utilização das histórias em quadrinhos como recursos didáticos na educação básica. Com este artigo tentaremos demonstrar como a utilização dos quadrinhos pode ser útil para o aprendizado, orientando o professor para o uso dessa ferramenta na cristalização de alguns conceitos e, mais do que tudo, a problematização de temas complexos. Neste texto destacaremos histórias em quadrinhos heterogêneas entre si, procurando sugerir ao professor-leitor que aproveite estas reflexões para produzir as suas próprias aulas ou seu uso particular dos quadrinhos. Tomamos o cuidado também de usarmos histórias de fácil acesso, encontráveis em livrarias ou na internet. Também nos preocupamos em não utilizar de quadrinhos muito conhecidos como Turma da Mônica ou histórias de Super-Heróis de grandes empresas norte-americanas. Para esta empreitada mesclaremos autores específicos de História, bem como autores que versam sobre histórias em quadrinhos e autores utilizados pela comunicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

SANTOS, rodrigo otávio dos. Algumas possibilidades das histórias em quadrinhos como recursos de prática docente na área de História na Educação Básica. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 354–373, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/85132. Acesso em: 18 abr. 2024.