Migração Venezuelana ao Brasil: discurso político e xenofobia no contexto atual

Autores

  • Rosita Milesi Instituto Migrações e Direitos Humanos
  • Paula Coury Instituto Migrações e Direitos Humanos
  • Julia Rovery Instituto Migrações e Direitos Humanos

Palavras-chave:

Migração venezuelana, xenofobia, Roraima.

Resumo

A Venezuela vem enfrentando uma grave crise política, econômica e humanitária que tem forçado milhares de venezuelanos a se deslocarem para outros países, entre os quais o Brasil.  O estado de Roraima tem sido a principal porta de entrada e também o local onde muitos permanecem. Diante deste fluxo migratório, tem crescido entre as autoridades roraimenses o recurso à retórica xenófoba, algo que se expressa, por exemplo, na Ação Civil Originária 3121, na qual o governo de Roraima solicita que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine que a União assuma efetivamente o controle policial e sanitário na entrada dos migrantes no Brasil, inclusive com o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela. Este artigo analisa a narrativa que permeia a Ação e procura demonstrar como o recurso a essa retórica discriminatória atende a interesses políticos de grupos específicos, agravando ainda mais a vulnerabilidade dos migrantes e dificultando sobremaneira sua integração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosita Milesi, Instituto Migrações e Direitos Humanos

Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Irmã Scalabriniana, advogada, observadora no Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e consultora no Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Paula Coury, Instituto Migrações e Direitos Humanos

Assistente de Integração no Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e mestre em Segurança Internacional e Direitos Humanos pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po).

Julia Rovery, Instituto Migrações e Direitos Humanos

Auxiliar Administrativa no IMDH e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

MILESI, R.; COURY, P.; ROVERY, J. Migração Venezuelana ao Brasil: discurso político e xenofobia no contexto atual. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 53–70, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/83376. Acesso em: 29 mar. 2024.