Jornal o Mossoroense: construção da memória do cangaço em Mossoró/RN durante a década de 1970

Autores

Palavras-chave:

Mossoró/RN, Jornal O mossoroense, Cangaço

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a problematização do uso da memória do cangaço pelo Jornal O Mossoroense, durante a década de 1970 em Mossoró/RN. Entendendo que a memória se caracteriza por sua propriedade de conservar informações do passado, elencando-se como agente na construção identitária do homem e por isso, constitui sua consciência social, intervindo nos valores e padrões de vida dos sujeitos, buscou-se, com essa pesquisa, analisar a produção da elite intelectual de Mossoró na década de 1970, onde percebe-se que a construção da memória sobre o cangaço nesta cidade, perpassa pelos olhares que esses sujeitos produziram em suas obras quando se reportaram à relação do cangaço com a história da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Robson de Oliveira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

ALVES, A. R. de O. Jornal o Mossoroense: construção da memória do cangaço em Mossoró/RN durante a década de 1970. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 152–169, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/78355. Acesso em: 29 mar. 2024.