Reformas Neoliberais na América Latina: um balanço geral

Autores

  • Rafael Vaz da Motta Brandão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História Política, Relações de Poder, História Econômica

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um balanço das reformas neoliberais na América Latina. Na primeira sessão, identificamos algumas das principais interpretações e características do neoliberalismo. Em seguida, discutimos as medidas propostas pelo Consenso de Washington para os países latino-americanos. Na terceira sessão, analisamos o caso chileno, considerado o “laboratório” das reformas neoliberais na região, ainda na década de 1970. Por fim, apresentamos a implantação das reformas neoliberais na América Latina, em particular, os casos da Bolívia, México, Venezuela, Peru e Argentina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Vaz da Motta Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor visititante do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP).

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

BRANDÃO, R. V. da M. Reformas Neoliberais na América Latina: um balanço geral. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 31–56, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76430. Acesso em: 18 abr. 2024.