Cultura e violência na República Velha Rio-Grandense: os processos-crime de homicídio e lesão corporal da Comarca de Soledade

Autores

  • Felipe Berté Freitas Doutorando Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Violência, Cultura, Processos criminais

Resumo

Entre o final do século XIX e os primeiros trinta anos do século XX, ocorreu no Rio Grande do Sul e no Brasil um conjunto de transformações políticas, socioeconômicas e socioculturais que atingiram diversos âmbitos da sociedade, onde, tais alterações, fizeram parte de um quadro mais amplo de transição, expansão e consolidação do sistema capitalista. O aprofundamento dos conflitos sociais e das contradições estruturais nessa conjuntura histórica, provocou, em muitos casos, a eclosão da violência entre indivíduos e grupos sociais, especialmente, por conta de disputas político-partidárias, pela posse/propriedade de terras ou devido a atuação repressiva das autoridades policiais e judiciais. Contudo, a análise quantitativa dos processos-crime de homicídio e lesão corporal da 1ª Vara do Civil e do Crime da Comarca de Soledade; a interpretação das falas de réus, vítimas e testemunhas, bem como as autuações, acusações e defesas produzidas pelos operadores de direito, permitiram compreender que por detrás desses conflitos interpessoais, havia um conjunto mais amplo de valores morais, formas de comportamento e normas socioculturais, onde o uso da violência como forma de resolver os impasses/problemas cotidianos,  estava interligado aos habitus e costumes que caracterizavam a sociedade norte-rio-grandense. Assim, este artigo tem por objetivo refletir sobre as imbricações entre violência e cultura na região de Soledade durante a República Velha.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Berté Freitas, Doutorando Universidade de Passo Fundo

Graduado em História e Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Doutorando em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Pesquisador na área de História do Mundo Rural: crime, violência, sociedade e cultura. Atualmente, Coordenador Pedagógico do Colégio Garra Soledade, professor do Curso Enem Pré-Vestibular (Garra - Soledade), da rede pública estadual do Rio Grande do Sul e secretário do GT de História do Mundo Rural.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

FREITAS, F. B. Cultura e violência na República Velha Rio-Grandense: os processos-crime de homicídio e lesão corporal da Comarca de Soledade. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 398–414, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76422. Acesso em: 28 mar. 2024.