Combater as desigualdades sociais pelo ritmo escolar? O caso do Brasil e da França

Autores

Palavras-chave:

Ritmo Escolar. Ritmo Escolar na França. Ritmo Escolar no Brasil.

Resumo

Este artigo possui como o objetivo de evidenciar alguns principais aspectos históricos e políticos que caracterizam a organização dos ritmos escolares no Brasil e na França e a relação dos mesmos com o fenômeno das desigualdades sociais. A partir de um estudo bibliográfico comparativo internacional, trataremos de lançar nossas reflexões sobre a temática dos ritmos escolares apresentando o entendimento que se na França, atualmente, o ritmo escolar é um objeto central das discussões da necessidade de se garantir a igualdade e eficácia nos resultados escolares de todas as crianças, no Brasil, ao contrário, o tempo que a criança passa na escola pública, ainda oscila entre ser uma política governo bem como ser uma política de descriminação positiva e, portanto, se  resumindo na busca pela legitimação de uma escola de dia inteiro para uma minoria social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Santa Maria. Professora Formada em Nível I, pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou como formadora de jovens no Projeto Esperança ofertado nos quarteis de Santa Maria à jovens em situação de vulnerabilidade social no ano de 2007. Atuou como professora em escolas maternais, durante dois anos, em escolas privadas da cidade de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil. Realizou mobilidade acadêmica no ano de 2012, por seis meses, na Faculdad de Educación Elemental y Especial da Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), em Mendoza/Argentina, como bolsista da Asociación de las Universidades del Grupo Montevidéo (AUGM). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia (Anos Iniciais), pela Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2011 e 2014. Foi voluntária do PIBID/UFSM/Pedagogia (Anos Iniciais) durante o ano de 2014 e 2015. É integrante CNPQ de Iniciação Científica do Observatório de Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e vinculado ao Grupo Elos, pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi estudante ERAMUS Mundus, pelo programa IBRASIL financiado pela Uniao Europeia (UE), na Université de Lille 3, em Lille/França. Formação à nível de Master 1 en Sciences de l'Education Spécialité Travail Éducatif en Santé, Social et Scolaire na Université de Lille 3, em Lille/França. Mestranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (2016-2018).

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada II da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

BORTOLOTTI DE CAMARGO, R. M.; SARTURI, R. C. Combater as desigualdades sociais pelo ritmo escolar? O caso do Brasil e da França. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 217–243, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73669. Acesso em: 28 mar. 2024.