Movimento Negro, educação e os princípios da Lei 10.639/03

Autores

  • Maíra Pires Andrade UDESC

Palavras-chave:

Movimento negro, História Africana e Afro-brasileira

Resumo

 Este artigo tem como objetivo pontuar a trajetória de indivíduos vinculados a luta anti racista, de líderes engajados no Movimento Negro brasileiro, assim como a própria constituição do Movimento Negro Unificado (MNU) que irão apresentar reinvindicações vinculadas a uma preocupação com uma educação que visasse  uma conscientização racial .Para o alcance do meu objetivo, usarei como fonte o Jornal O Quilombo de 1948 de autoria de Abdias Nascimento, a Revista Thor e Sankofa de 1997 de autoria também de Abdias de Nascimento, jornais da década de 70 e 80 vinculado ao MNU como o chamado Nêgo, a Carta de Princípios do MNU de 1978 e por fim de modo a entrelaçar com estas outras fontes irei analisar a Lei 10.639(2003) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação da Relações étnico raciais(2004). Nestas análises, irei problematizar a importância de algumas noções essenciais na história da luta do Movimento Negro no Brasil como a ressignificação do conceito de raça e do termo negro.

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Biografia do Autor

Maíra Pires Andrade, UDESC

Graduada em História pela UDESC.

Mestranda do PPGH/UDESC

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Publicado

2018-03-01

Como Citar

PIRES ANDRADE, M. Movimento Negro, educação e os princípios da Lei 10.639/03. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 194–216, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70528. Acesso em: 28 mar. 2024.