Lutas Políticas e Projetos Sociais Distintos dos Trabalhadores Brasileiros na Década de 1930: os Casos da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB)

Autores

  • Diorge Alceno Konrad Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Trabalhadores, Aliança Nacional Libertadora, Ação Integralista Brasileira.

Resumo

Na década de 1930, o Brasil atravessava uma conjuntura política de radicalização das posições ideológicas. Muitos trabalhadores que haviam apoiado Vargas anteriormente passaram a chamar o Movimento de 1930 de “revolução traída”, dirigindo-se para a esquerda na Aliança Nacional Libertadora (ANL), ou para a direita na Ação Integralista Brasileira (AIB). Por sua vez, tendo a frente o clandestino Partido Comunista do Brasil (PCB), os setores aliancistas entremeavam a tática de classe contra classe com a de frente antifascista, antiimperialista e antilatifundiária, organizando-se em frente ampla e popular. O objetivo do artigo é apresentar a luta da classe e intraclasse entre dois projetos distintos no Brasil dos anos 1930: o integralismo da AIB e o aliancismo da ANL. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diorge Alceno Konrad, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, Doutor em História Social do Trabalho pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

KONRAD, D. A. Lutas Políticas e Projetos Sociais Distintos dos Trabalhadores Brasileiros na Década de 1930: os Casos da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e da Ação Integralista Brasileira (AIB). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 342–364, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/61040. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático