Emancipação de escravos e controle sobre trabalhadores libertos: os registros policiais da Cadeia Civil de Porto Alegre (1884 – 1888)

Autores

  • Bruna Emerim Krob UFRGS

Palavras-chave:

escravidão, liberdade, polícia

Resumo

Este texto trata da emancipação de escravos ocorrida da província do Rio Grande do Sul em 1884, tomando como problema as relações estabelecidas por libertos no mundo do trabalho entre aquele ano e a promulgação da Lei Áurea, em 1888. Aqui analisamos os registros de prisões e solturas da Cadeia Civil de Porto Alegre tendo por objetivo perceber como a estratégia de libertação de escravos através de alforrias condicionadas à prestação de serviços se deu no cotidiano daqueles trabalhadores. O resultado a que chegamos deslinda parte das várias disputas travadas entre libertandos e ex-senhores em torno de suas visões do que seria a vida em liberdade. A análise dos registros policiais demonstra ainda vigilância e a repressão sobre escravizados, ex-escravizados e seus descendentes como tentativa de manutenção do controle social sobre aquele grupo de trabalhadores em um momento em que o poder moral baseado nas relações escravistas e o domínio senhorial desintegravam-se.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Emerim Krob, UFRGS

Mestranda - PPGH UFRGS

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

KROB, B. E. Emancipação de escravos e controle sobre trabalhadores libertos: os registros policiais da Cadeia Civil de Porto Alegre (1884 – 1888). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 144–168, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58677. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático