“Por Hoje Não Vou Mais Pecar”: A Renovação Conservadora do Catolicismo Brasileiro e a Homossexualidade

Autores

  • Frederico Alves Mota Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Regina Celia Caleiro Lima Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Cultura e Representações.

Resumo

Resumo: Segundo o senso do IBGE de 2010 os carismáticos vêm sendo o setor da Igreja Católica que apresentou os maiores índices de crescimento na última década. Tal crescimento, em partes pode ser atribuído à sua excelência na utilização dos meios de comunicação como forma de disseminar a moral cristã. O presente artigo apresenta resultados referentes a uma dissertação de mestrado desenvolvida entre 2011 e 2013 e que teve como objetivo analisar o discurso da Renovação Carismática Católica referente à homossexualidade a partir de artigos publicados no site da Comunidade Canção Nova entre 2000 e 2010 que abordaram aspectos diversos ligados à expansão dos direitos aos homossexuais. Utilizamos como referencial teórico um dispositivo de análise norteado pela Nova História Cultural pautado pela Análise do Discurso e Representações Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Alves Mota, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Montes Claros e professor da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais.

Regina Celia Caleiro Lima, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

MOTA, F. A.; LIMA, R. C. C. “Por Hoje Não Vou Mais Pecar”: A Renovação Conservadora do Catolicismo Brasileiro e a Homossexualidade. Revista Aedos, [S. l.], v. 6, n. 15, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/42210. Acesso em: 19 abr. 2024.