História e cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula: a implementação da lei 11.645/08 nas escolas

Juliana Pires de Oliveira, Treyce Ellen Goulart

Resumo


O presente artigo busca verificar como vem sendo trabalhado a lei 11645/08, por meio de pesquisas realizadas nas escolas de ensino fundamental. Tais instituições de ensino são localizadas em regiões periféricas de Rio Grande. A citada lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas e em diferentes disciplinas. Nesse sentido, utilizamos na pesquisa a análise da abordagem presente em livros didáticos trabalhados em sala de aula, além de conversas com professores e diretores das escolas. Ressaltaremos nesse trabalho, as iniciativas e caminhos encontrados pelas escolas visitadas frente a um panorama de presença de recursos e número reduzido de docentes interessados em trabalhar com outras abordagens de ensino. Ao nos debruçarmos sobre o material didático observamos nesse o limitado espaço destinado aos diversos povos que contribuíram para a constituição cultural dos brasileiros.


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