A identidade docente em construção: algumas considerações a respeito da construção do ser docente de História

Autores

  • Denize Terezinha Leal Freitas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar alguns aspectos referentes à construção da identidade do professor de História. Trata-se de um ensaio analítico que visa entrelaçar aspectos da experiência docente a partir de autores referências nesta temática. No âmbito da análise, elegemos cinco categorias que implicam diretamente na construção da identidade docente, sendo elas: entender-se como organizador do processo de ensino aprendizagem; ser interlocutor de diferentes conhecimentos; identificar a escola como um organismo vivo; verificar a importância da constante atualização profissional; perceber-se como um agente político ao ensinar. Desta forma, concluiu-se que estes cinco pilares devem fazer parte da constante avaliação docente quanto a sua atuação, pois possibilitam qualificar e valorizar o professor enquanto educador.

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Biografia do Autor

Denize Terezinha Leal Freitas

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

FREITAS, D. T. L. A identidade docente em construção: algumas considerações a respeito da construção do ser docente de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/31211. Acesso em: 28 mar. 2024.