A trajetória de realização cinematográfica na Argentina: da primeira manifestação em 1897 até um modelo latino de referência
Resumo
O artigo discute como se constituiu a linguagem cinematográfica argentina através do resgate dos fatos que marcaram a história do país e a transposição para as telas, tais como as primeiras audiovisualidades, período ditatorial e Novo Cinema Argentino. A pesquisa tem como marco inicial a primeira manifestação considerada um tipo específico de cinema argentino como afirma Paranaguá, chegando até às produções do ano de 2011. O trabalho aborda as estratégias pelas quais a sétima arte foi se atualizando através da sua mise en scène, bem como pelas linguagens e tecnologias usadas na produção de obras audiovisuais e cinematográficas como Molfetta coloca. O objetivo central do artigo é compreender de que maneira o cinema argentino tornou-se referência estética em qualidade, reconhecido e premiado mundialmente. O texto também aborda o impacto dos investimentos financeiros, tecnológicos e das políticas de incentivo sobre a produção cinematográfica argentina do período que Prysthon relata. O reconhecimento latino-americano e internacional desse cinema é mensurável também pela divulgação midiática especializada que recebe, bem como pelo culto de cinéfilos verificado nas redes sociais digitais como Aumont e Marie definem crítica cinematográfica. Este ensaio é parte da pesquisa “Cinema Argentino, História e Identidade”, desenvolvida pelo autor no PPGCC da UNISINOS.
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