A trajetória de realização cinematográfica na Argentina: da primeira manifestação em 1897 até um modelo latino de referência

Autores

  • Fernando Souto Dias Neto

Resumo

O artigo discute como se constituiu a linguagem cinematográfica argentina através do resgate dos fatos que marcaram a história do país e a transposição para as telas, tais como as primeiras audiovisualidades, período ditatorial e Novo Cinema Argentino. A pesquisa tem como marco inicial a primeira manifestação considerada um tipo específico de cinema argentino como afirma Paranaguá, chegando até às produções do ano de 2011. O trabalho aborda as estratégias pelas quais a sétima arte foi se atualizando através da sua mise en scène, bem como pelas linguagens e tecnologias usadas na produção de obras audiovisuais e cinematográficas como Molfetta coloca. O objetivo central do artigo é compreender de que maneira o cinema argentino tornou-se referência estética em qualidade, reconhecido e premiado mundialmente. O texto também aborda o impacto dos investimentos financeiros, tecnológicos e das políticas de incentivo sobre a produção cinematográfica argentina do período que Prysthon relata. O reconhecimento latino-americano e internacional desse cinema é mensurável também pela divulgação midiática especializada que recebe, bem como pelo culto de cinéfilos verificado nas redes sociais digitais como Aumont e Marie definem crítica cinematográfica. Este ensaio é parte da pesquisa “Cinema Argentino, História e Identidade”, desenvolvida pelo autor no PPGCC da UNISINOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

NETO, F. S. D. A trajetória de realização cinematográfica na Argentina: da primeira manifestação em 1897 até um modelo latino de referência. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30847. Acesso em: 28 mar. 2024.