Vivenciando e aprendendo com as terras de nossos avós: estudos sobre memória e territorialidade Guarani na costa brasileira meridional

Autores

  • Vanderlise Machado Barão

Resumo

Este estudo busca compreender os significados da cultura material Guarani do litoral sul do Brasil incorporando o território e as paisagens como parte desta cultura. Dessa forma tentamos perceber como é feito o manejo dessa paisagem pelos indígenas, entendendo a conservação do meio ambiente por essas comunidades que ali criam suas aldeias e apontam como necessária a preservação da mata, para o bom desenvolvimento de seu modo de ser. Para isso é preciso pensar o significado de natureza, assim como de patrimônio, abolindo a idéia dicotômica de que há uma separação entre espaço natural e espaço cultural, dentro do âmbito da territorialidade dos grupos indígenas e da sociedade ocidental.

Os Guarani compreendem o seu patrimônio cultural, de uma maneira diferente do que nós interpretamos, assim se percebe que os espaços ocupados pelos indígenas nem sempre são manejados de acordo com o que espera a sociedade moderna e os impasses se dão principalmente quando se trata da preservação de unidades de conservação ambiental. Estes se encontram exatamente nos lugares indicados pelos Guarani como terras de Mbyá, sendo parte de um grande território que foi ocupado pela expansão colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

BARÃO, V. M. Vivenciando e aprendendo com as terras de nossos avós: estudos sobre memória e territorialidade Guarani na costa brasileira meridional. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30780. Acesso em: 29 mar. 2024.