O uso das aquarelas de Debret para trabalhar História regional: o caso de Pelotas

Autores

  • Tamires Soares
  • Ubirajara Monteiro
  • Eduardo Arriada

Resumo

A presente pesquisa aborda a importância de trabalhar com a história da cidade, ou seja, história da região no quinto ano do ensino fundamental, com o intuito de tornar o primeiro contato com a disciplina de História algo mais concreto para os alunos. Essa idéia surgiu durante nosso estágio docente, pois os alunos apresentaram curiosidades sobre sua cidade, deste modo, acreditamos que o primeiro contato com a disciplina é mais proveitoso tanto para os professores quanto para os alunos, se for iniciado pela história regional, principalmente da cidade, pois responde a algumas curiosidades que os alunos apresentam no decorrer das aulas de história, além de permitir trabalhar com algo do cotidiano dos alunos. Essa temática pode ser trabalhada de forma dinâmica e sempre procurando um diálogo em que aluno possa ter a oportunidade de refletir sobre o meio em que vive um exemplo de abordagem dinâmica da historia regional no caso de Pelotas é através de duas Aquarelas de Debret, datadas de 1820, as quais permitem trabalhar com o estabelecimento das charqueadas, juntamente com a mão-de-obra escrava e com o privilegio da localização geográfica.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

SOARES, T.; MONTEIRO, U.; ARRIADA, E. O uso das aquarelas de Debret para trabalhar História regional: o caso de Pelotas. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30772. Acesso em: 29 mar. 2024.