Os desafios do ensino-aprendizagem de História nos anos finais do ensino fundamental da rede pública: limitações de formação dos professores e deficiências de leitura e escrita dos alunos

Autores

  • Ronaldo Francisco Rodrigo Martins

Resumo

O presente artigo visa discutir possíveis motivos causadores das dificuldades em lecionar a disciplina de História no magistério. Desta forma, serão destacados três possíveis fatores para tais dificuldades: primeiro, que os cursos de licenciatura em História ainda são formulados por métodos tradicionais de ensino; segundo, que não preparam devidamente os professores para as dificuldades de ensino encontradas no magistério; terceiro, os alunos que encontramos nos anos finais do ensino fundamental, possuem deficiências básicas relacionadas à leitura e escrita. Sendo assim, percebe-se que os dois primeiros fatores são ligados diretamente ao método de ensinar os futuros profissionais, e, portanto, inerentes ao ensino de História na academia; e o terceiro, e mais grave, seria um fator externo, relacionando-se com a formação do aluno antes de sua chegada aos anos finais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

MARTINS, R. F. R. Os desafios do ensino-aprendizagem de História nos anos finais do ensino fundamental da rede pública: limitações de formação dos professores e deficiências de leitura e escrita dos alunos. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30765. Acesso em: 18 abr. 2024.