Educação patrimonial e multimídia: arquitetura moderna na serra gaúcha

Autores

  • Roberto Radünz
  • Maria Beatriz Pinheiro Machado

Resumo

Três pesquisas realizadas na Universidade de Caxias do Sul (Inventário da Arquitetura Modernista na Serra Gaúcha, 2004-2006; Modernidade e Cultura de Morar na Serra Gaúcha , 2006- 2008; Arquitetura moderna na Serra Gaúcha: acervo e novas tecnologias na Educação Patrimonial, 2008-2011) culminaram com a edição do CD Arquitetura Moderna na Serra Gaúcha (Costa et al, 2011) composto de plantas digitalizadas, projetos, fotos e análises sobre o acervo arquitetônico modernista, identificado nas cidades da Serra Gaúcha. A proposta de disponibilizar o acervo envolveu a discussão sobre a importância de promover uma postura crítica frente ao patrimônio arquitetônico que envolvesse os pressupostos da educação patrimonial. A estruturação do material levou em consideração que as ações educativas a partir de um bem cultural pressupõem um suporte teórico que incorpore, além das teorias do conhecimento, os conceitos de patrimônio, cidadania e identidade. Considerou-se, também, a perspectiva do resgate de visões epistemológicas que trabalhem o objeto de estudo como totalidade, incorporando os avanços científicos e tecnológicos contemporâneos. Neste artigo propomos apresentar a estrutura da mídia e as possibilidades de exploração da mesma para a construção de conceitos estruturantes no ensino de História.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

RADÜNZ, R.; MACHADO, M. B. P. Educação patrimonial e multimídia: arquitetura moderna na serra gaúcha. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30750. Acesso em: 28 mar. 2024.