Documentarte: experiência com documentos e o pensamento professoral

Autores

  • Luciane Helbich

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão possível sobre o uso do documento como parte constitutiva do pensamento e da produção de narrativas no ofício do professor de história. Este ofício é visto como a produção de um fazer artístico. Uma história-problema é aqui apresentada como um movimento de criação, de produção de narrativas possíveis que resultam do contato entre documentos e professor. Este trabalho procura novos olhares artísticos e filosóficos sobre as experiências com os documentos e as entende como práticas do presente, como atualização de virtualidades que a potência dos documentos disponibiliza. Nesta perspectiva, se pretende pensar a experimentação de encontros com documentos históricos e trilhar percursos não estabelecidos pelos modelos convencionais já existentes entre as metodologias historiográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

HELBICH, L. Documentarte: experiência com documentos e o pensamento professoral. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30733. Acesso em: 19 abr. 2024.