Akira: porque o pesadelo já começou

Autores

  • Vitor Batalhone Jr UFRGS

Palavras-chave:

Animê, Iconografia, Iconologia. Anime, Iconography, Iconology.

Resumo

Este artigo visa estabelecer uma descrição iconográfica assim como também um estudo iconológico do animê Akira. Argumentar-se-á que a narrativa do referido animê possui como seu conteúdo, a questão dos perigos do uso da tecnologia das armas atômicas, de forma que possamos compreender tal significado iconológico como um tipo de pesadelo japonês acerca do terror experimentado com os ataques atômicos em Hiroshima e Nagasaki respectivamente em 6 e 9 de agosto de 1945, representado culturalmente através do animê Akira, sendo capaz de ser percebido e recebido por um público universal não diretamente herdeiro das conseqüências das explosões de Hiroshima e Nagasaki.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Batalhone Jr, UFRGS

Possui graduação incompleta em Comunicação Social - Hab. Propaganda e Publicidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003-2004) . Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bolsista PROPESQ/UFRGS-CNPQ 2007-2008). Atualmente cursa Mestrado Acadêmico na UFRGS. Pesquisa sobre teoria da história e história da historiografia.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

BATALHONE JR, V. Akira: porque o pesadelo já começou. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 8, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/15860. Acesso em: 28 mar. 2024.