O Papel dos Cursos de Graduação em História – uma discussão sobre a formação dos profissionais de História.

Autores

  • Aryana Lima Costa UFPB

Palavras-chave:

Conhecimento Histórico, Cursos de Graduação, Historiador

Resumo

Ao longo dos setenta anos de existência no Brasil, a finalidade dos cursos de graduação em História sempre foi discutida por seus profissionais. Colocava-se em questão a formação de professores ou de pesquisadores, frequentemente predominando uma visão que separava os dois. Ainda assim, era possível encontrar vozes que defendiam uma formação única – a formação do historiador - visão que viria a ganhar força nestes últimos anos. O intento deste trabalho é contribuir para esta discussão tentando buscar referências para nortear a visão de uma formação que abranja tanto a formação para professores quanto para pesquisadores, bem como para os outros papéis que os profissionais de História reivindicam hoje, colocando em pauta portanto, uma formação que atenda aos objetivos que o conhecimento histórico coloca perante os historiadores e consequentemente, problematizando o papel dos cursos de graduação nesta formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aryana Lima Costa, UFPB

Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela UFRN. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, pela linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos.  

Downloads

Publicado

2010-07-23

Como Citar

COSTA, A. L. O Papel dos Cursos de Graduação em História – uma discussão sobre a formação dos profissionais de História. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/12773. Acesso em: 16 abr. 2024.