História e Antropologia: experiências e possibilidades

Autores

  • Marcos Felipe Vicente Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

História, Antropologia, Interdisciplinaridade

Resumo

No transcorrer do século XX, a História estreitou suas relações com outras disciplinas das Ciências Sociais. Cada vez mais, novos objetos e novas abordagens vêm sendo descobertos pelos historiadores. Dentre os diversos diálogos estabelecidos com outras áreas, a Antropologia merece especial destaque. O objetivo central deste trabalho é discutir e problematizar alguns dos possíveis diálogos entre a História e a Antropologia, que vêm se aproximando muito nas últimas décadas, principalmente a partir dos anos 70 do século XX. Para tanto, analisaram-se as considerações de alguns dos principais intelectuais desses campos, bem como suas propostas de aproximação entre as duas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Felipe Vicente, Universidade Federal de Campina Grande

Aluno de Mestrado em História da Universidade Federal de Campina Grande. Desenvolve pesquisa sobre as relações de contato entre indígenas e colonizadores na Capitania do Ceará no período colonial.

Downloads

Publicado

2010-03-09

Como Citar

VICENTE, M. F. História e Antropologia: experiências e possibilidades. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 5, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/10885. Acesso em: 28 mar. 2024.