Colaborador ou Protagonista? A Trajetória de Padre Francesco Bonato junto aos E/Imigrantes Italianos do Vêneto (1853-1913)

Autores

Palavras-chave:

Trajetória, Padre Francesco Bonato, E/Imigração Italiana.

Resumo

Este artigo narra a trajetória de Francesco Bonato, um padre oriundo do Vêneto, norte da Itália, que se estabeleceu na região de Curitiba, Paraná, em 1888. Ao investigar o percurso trilhado por esse sacerdote católico, almejamos evidenciar o que levou esse representante do baixo clero rural italiano a acompanhar o êxodo dos seus conterrâneos para a América. Para isso, apoiamo-nos na proposta metodológica conhecida como microanálise, modelo consagrado pela micro-história. Nosso intuito, foi focar nos detalhes para perceber quais foram os conflitos vivenciados pelo referido sujeito histórico e que, consequentemente, pautaram suas escolhas e ações antes e depois de emigrar. Com a ajuda dos conceitos de mediador (Grendi e Levi), excepcional normal (Grendi e Ginzburg), intelectual orgânico (Gremsci) e poder simbólico (Bourdieu), analisamos um conjunto de fontes, composto de fotos, documentos, cartas e memórias, e pudemos inferir sobre quem foi o real personagem investigado, percebendo se o mesmo assumiu um papel de simples colaborador ou de protagonista no contexto e/imigratório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Machioski, UFPR - Universidade Federal do Paraná / CEVEP - Centro de Estudos Vênetos no Paraná

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2018), na linha de pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e Sentimento na História. Possui Bacharelado e Licenciatura em História também pela UFPR (2005) e Especialização em Linguagens do Patrimônio Cultural pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Atua como Gestor do Museu Municipal Cristoforo Colombo, vinculado ao Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo, desde 2005. É professor de Língua Italiana franquiado ao Centro de Cultura Italiana PR/SC. Membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP). Desenvolve pesquisas e possui interesse sobre as seguinte áreas e temas: História Cultural; Nova História Política; Micro-história: Trajetórias e Imigração; Imigração Italiana; Município de Colombo; Patrimônio Imaterial; Língua Veneta Brasileira (Talian); Identidade Étnica; Catolicismo e Italianidade.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

MACHIOSKI, F. L.; GABARDO, D. Colaborador ou Protagonista? A Trajetória de Padre Francesco Bonato junto aos E/Imigrantes Italianos do Vêneto (1853-1913). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 243–275, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108413. Acesso em: 29 mar. 2024.