O estereótipo como elemento discursivo: reflexões a partir da figura do imigrante no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Estereótipo, Imigração, Brasil

Resumo

A proposta desse artigo é observar como o estereótipo se constitui como elemento discursivo a partir de uma análise que observa a figura do imigrante no Brasil. Os imigrantes ao diferirem  por suas características sociais, culturais e econômicas encontram na barreira do preconceito um obstáculo significante para conciliar suas habilidades. A partir de uma pesquisa bibliográfica  e do uso de dados secundários (OBMIGRA, 2019, ACNUR, 2018) buscamos evidenciar que o estereótipo de criminalização da imigração no Brasil tem raízes históricas e que estereótipos discriminatórios relacionados a nacionalidade, raça e religião são a base para o enraizamento histórico e cultural da estereotipação do imigrante recente na sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Grazielle Betina Brandt, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001),  mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). É doutora em Desenvolvimento Regional pela Université du Quebéc à Rimouski -UQAR (2010), Canadá. Foi bolsista da CAPES durante a realização do doutorado pleno no exterior (2006-2010). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018). É docente e pesquisadora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul. Foi bolsista Fulbright no Multinational Institut of American Studies na New York University (2018). Professora visitante da New York University (2018-2019), NYU/Steinhardt, no Programa de Educação, Cultura e Desenvolvimento. Possui experiência nas áreas de comunicação organizacional e de planejamento urbano e regional, atuando nos seguintes temas de pesquisa: comunicação comunitária, comunicação pública, migrações, deslocamentos, desenvolvimento territorial e desenvolvimento regional.

Marcelo Wasserman, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz, Mestre em Comunicação Social (2009) e graduado em Publicidade e Propaganda (1998) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Caxias do Sul. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: criatividade, comunicação, humor, persuasão, estereótipos, retórica da imagem e propaganda

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

BRANDT, G. B.; WASSERMAN, M. O estereótipo como elemento discursivo: reflexões a partir da figura do imigrante no Brasil. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 72–94, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108379. Acesso em: 29 mar. 2024.