O Haiti e os imigrantes haitianos no jornal O Progresso (2010-2014)

Autores

  • Paula Yuri Shimonishi Lardo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Fabiano Coelho Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Haitianos, Mato Grosso do Sul, Fluxos migratórios.

Resumo

O deslocamento de pessoas entre países não é um fenômeno contemporâneo, pois desde que a humanidade existe, indivíduos e grupos são movidos por diversos fatores a se aventurarem por terras desconhecidas. A chegada dos haitianos ao estado de Mato Grosso do Sul iniciou-se em 2010, tendo Corumbá e Campo Grande como principais destinos; e partir de 2013 outras cidades, incluindo Dourados, foram inseridas neste fluxo. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo central refletir sobre as representações sobre os imigrantes haitianos no estado por meio do jornal O Progresso, entre os anos de 2010 e 2014.  O periódico referido concentra um número significativo de matérias sobre os imigrantes que vieram para o estado de Mato Grosso do Sul. Ao analisar notícias sobre esses imigrantes, no recorte temporal destacado, percebeu-se que, sistematicamente, os haitianos foram representados como um problema social, um incômodo, e uma ameaça ao desenvolvimento das cidades que lhes abrigam, construindo e/ou reforçando imagens negativas desses sujeitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Yuri Shimonishi Lardo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD), mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Fabiano Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD). Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em História da UFGD.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

LARDO, P. Y. S.; COELHO, F. O Haiti e os imigrantes haitianos no jornal O Progresso (2010-2014). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 350–379, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108279. Acesso em: 20 maio. 2022.