O local e o global: um estudo sobre trabalhadores muçulmanos no contexto de transnacionalização econômica (2010-2020)

Autores

Palavras-chave:

Migração, Trabalho, Industrialização

Resumo

Este artigo busca examinar a migração de trabalhadores muçulmanos para o município de Francisco Beltrão-PR entre os anos de 2010 e 2020. Eles promovem deslocamento de lugares como Bangladesh, Senegal e Somália e engajam-se em plantas produtivas como as da BRFfoods que terceirizam a produção Halal para a exportação da carne de frango. A partir deste arranjo socioeconômico, busca-se estudar como vivem os imigrantes refugiados mobilizados para trabalhar neste setor. Na tentativa de avançar sobre o tema Trabalho e migração busco considerar três movimentos correlacionados: i) o local como lugar de (des)encontros históricos; ii) o global com o objetivo de fornecer elementos para considerar a constituição de cadeias produtivas locais aos circuitos globais do capitalismo; iii) o transnacional no diálogo contraditório entre local e global e suas tensões e perspectivas para aqueles que vivem relações sociais de produção a partir do desenvolvimento econômico de pequenas cidades do interior do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagner Guglielmi Guglielmi Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon-PR

Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciou-se, concluiu o mestrado e está com doutorado em andamento pela mesma instituição. É professor da Rede Estadual do Estado do Paraná e integrante do Laboratório de Pesquisa em Trabalho e Movimentos Sociais onde em parceria com a Rutgers University, New Jersey, desenvolve estudos sobre Trabalho e imigração.

Suzane Conceição Pantolfi Tostes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon-PR

Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciou-se, concluiu o mestrado e está com doutorado em andamento pela mesma instituição. É professor da Rede Estadual do Estado do Paraná e integrante do Laboratório de Pesquisa em Trabalho e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

GUGLIELMI PEREIRA, F. G.; PANTOLFI TOSTES, S. C. O local e o global: um estudo sobre trabalhadores muçulmanos no contexto de transnacionalização econômica (2010-2020). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 380–412, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/108030. Acesso em: 18 abr. 2024.