Colonização agrícola e núcleos coloniais nas terras de florestas da Amazônia Oriental (Pará, século XIX)

Autores

  • Francivaldo Alves Nunes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Agricultura, Colonização, Núcleos Coloniais, Amazônia, Século XIX

Resumo

Havia uma constante preocupação do governo imperial com a atividade agrícola na Amazônia, visto que, grande parte das áreas da região permanecia ainda ocupada por florestas. Nos dizeres das autoridades do Pará, a região deveria assumir uma posição pioneira na produção de alimentos, uma vez que, além de possuir vastas áreas para o cultivo, a preferência natural em relação aos interesses do Império em promover a colonização agrícola estaria associada à uberdade do solo, que em pouco tempo transformaria o Nordeste da província do Pará, também conhecida como Amazônia Oriental, em um dos maiores produtores de gênero para o consumo interno e principalmente para exportação. Uma outra questão relacionada à ocupação de áreas de floresta para a atividade agrícola diz respeito ao interesse do governo imperial em assegurar o controle de grandes extensões de terras de florestas públicas associadas às vantagens advindas da valorização dessas terras com a criação de colônias agrícolas. Nossa proposta de trabalho tem a intenção de compreender algumas das muitas relações sociais tecidas em torno da colonização agrícola no Pará através da implantação de núcleos coloniais no período das duas ultimas décadas do Império (1870-1889), o que exige conhecer o contexto em que os núcleos coloniais são implantados, os argumentos que são utilizados para a defesa de sua implantação e o que se pretende com essas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francivaldo Alves Nunes, Universidade Federal do Pará

Professor na Universidade Federal do Pará, doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador do Núcleo de Referência Agrária na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2009-08-11

Como Citar

NUNES, F. A. Colonização agrícola e núcleos coloniais nas terras de florestas da Amazônia Oriental (Pará, século XIX). Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 3, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/10587. Acesso em: 28 mar. 2024.