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  • [CHAMADA ABERTA] O ensino de História e os desafios do tempo presente: disputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos

    2022-08-03

    CHAMADA DO DOSSIÊ:  O ensino de História e os desafios do tempo presente: disputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos

    Início do recebimento de artigos: 03 de agosto de 2022

    Data limite para envio: 05 de outubro de 2022

    Entre o dia 03 de agosto e o dia 05 de outubro, a Aedos receberá artigos, resenhas, traduções e entrevistas dedicadas ao tema do dossiê temático do segundo semestre de 2022: O ensino de História e os desafios do tempo presente: disputas de narrativas, mídias sociais e negacionismos. Proposta elaborada por Wilian Junior Bonete (ICH/UFPel), Arnaldo Martin Szlachta Junior (PPGH/ UFPE) e Lisiane Sias Manke (ICH/ UFPel), este dossiê parte da ideia central de que ensinar e fazer pesquisa em ensino de História tem se configurado num grande desafio, existindo disputas e tensões que giram em torno dos seus sentidos, dos saberes, das memórias, das políticas curriculares e da produção de narrativas históricas. Assim, tem por objetivo receber artigos que reflitam sobre as diferentes implicações do contexto político atual nas práticas de ensino de História; que identifiquem as diferentes ondas de negacionismos históricos nas diferentes mídias sociais e digitais e como isso impacta o trabalho docente; além de analisar as diferentes produções e disputas de narrativas em torno do ensino de História em tempos de crises e ataques à autonomia docente; e debater a produção e a circulação de saberes históricos em diálogos com as diferentes esferas da cultura histórica e cultura digital.

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