Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul edita e publica a Revista Gaúcha de Enfermagem para divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins. Foi criada em 1976 e atualmente adota o formato de publicação contínua (rolling pass), passando a editar volume único, sem a edição de fascículos.

Desde 2009 a RGE está classificada no estrato A2 Internacional do Qualis-Periódicos, conjunto de procedimentos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

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Artigos Especiais

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Artigos Originais

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Artigos de Reflexão

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Artigos de Revisão Sistemática

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Atualização

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Cartas ao Editor

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Comunicações breves

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Dissertações e Teses - Resumos

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Índices

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Estudo de Caso

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Manuais e Normas

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Palestras

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Pesquisas

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Resenhas

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Reflexão sobre Temática

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Resumos de Teses

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Seção Comemorativa

Editores
  • Seção 1 Comissão Editorial
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Sessão Especial

Editores
  • Seção 1 Comissão Editorial
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Artigos de Atualização

Editores
  • Seção 1 Comissão Editorial
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Artigos de Revisão Integrativa

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Relato de Experiência

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Diretrizes para Autores

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Produção Científica

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Notícias

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Discurso

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Cartas dos leitores

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Perguntas aos editores

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Homenagem Póstuma

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30 anos da Escola de Enfermagem da UFRGS

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Bibliografia Vol.2

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Traduções

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Bibliografia Vol.1

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Assunto de interesse profissional

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Relatórios

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Formação de recursos humanos e fomento à pesquisa

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Artigos de Revisão

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Pós-graduação em enfermagem

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Revisão de Escopo

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Revisão Bibliográfica

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Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista adota o sistema de avaliação por pares, parcialmente aberto, para avaliação do conteúdo e adequação técnico-científica do manuscrito. Esta etapa encontra-se em processo de adoção dos princípios da ciência aberta.

O processo de avaliação de um manuscrito na RGE compreende as seguintes etapas: avaliação documental; avaliação pelo Editor-associado de pré-análise; avaliação pelo Editor-associado por área de especialidade; avaliação pelos consultores ad hoc; elaboração do parecer consubstanciado pelo editor-associado por área de especialidade, indicando reformulações ou recusa do manuscrito; e decisão do Editor-chefe e sua comunicação aos autores.

Na avaliação documental, é realizada a conferência dos documentos requisitados na submissão do manuscrito.

O Editor-associado responsável pela pré-análise avalia o manuscrito quanto ao atendimento às normas de preparo do manuscrito, relevância do artigo, aspectos éticos, aspectos básicos do método e redação científica, preenchendo o checklist da pré-análise (Link).  Os manuscritos que não se adequarem às normas até a segunda rodada de avaliação pelo checklist de pré-avaliação serão arquivados. É realizada, ainda, a avaliação da similaridade textual, utilizando ferramentas para detecção de similaridade (Software Ithenticate), aceitando-se o limite de 30% desta (referências não formatadas pelo marcador de numeração do Word são computadas como similaridade pelo software). Na etapa de pré-avaliação, pode-se decidir em não dar continuidade ao processo de avaliação por não atender a estes requisitos, sem a devolução da taxa de submissão e encaminhamento da carta de recusa. Após avaliação, diante do atendimento dos requisitos acima, o manuscrito é encaminhado ao Editor-associado por área de especialidade.

O Editor-associado por área de especialidade, realizar a avaliação de mérito e qualidade do manuscrito conforme o escopo da revista, após encaminha o manuscrito para dois consultores ad hoc (Link) ou um terceiro, se necessário, especialista na temática e/ou no método da pesquisa, os quais avaliam sua originalidade, mérito, pertinência de seu conteúdo, qualidade acadêmica, conveniência da publicação e relevância para a Enfermagem/Saúde e áreas afins.

Os pareceres dos consultores ad hoc são apreciados pelo Editor-associado por área de especialidade, que elabora um parecer consubstanciado único, podendo incluir outras recomendações pertinentes e após encaminha ao Editor-chefe, que decide pelo aceite, por reformulações ou recusa do manuscrito. Esta decisão é encaminhada ao(s) autor(es).

Quando houver necessidade de reformulações, o(s) autor(es) retorna(m) o manuscrito ao Editor-associado por área de especialidade, incluindo carta-resposta (Link) explicando as alterações e/ou justificando itens não atendidos, que avaliará o cumprimento das recomendações do parecer consubstanciado emitido e retornará a avaliação com sua recomendação para subsidiar a decisão editorial do editor-chefe. O processo de reformulação pode ter várias rodadas até que o manuscrito atinja os critérios de qualidade estabelecidos pela Comissão Editorial até a decisão final do editor-chefe.

Em caso de recusa do manuscrito, será comunicada ao(s) autor(es) a decisão com uma carta indicando as limitações por meio de parecer consubstanciado.

 

Periodicidade

Trimestral (março, junho, setembro e dezembro)

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação

Fontes de indexação

            Internacionais

•          CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature)

•          CUIDEN (Base de datos de Enfermería da Fundación Cuiden)

•          EMBASE

•          International Nursing Index

•          LILACS: (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde)

•          LAPTOC (Latin American Periodicals Tables of Contents)

•          LatIndex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

•          MEDLINE/PubMed

•          MEDLINE Complete – EBSCOhost Research Databases

•          Scielo Citation Index

•          SCOPUS

 

Nacionais

•          BDENF (Base de Dados de Enfermagem)

•          BVS Enfermagem (Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem)

•          SciELO – Scientific Electronic Library Online

•          Portal de Periódicos da Capes

•          Rev@Enf - Portal de Revistas de Enfermagem

 

Participação em catálogos coletivos/diretórios

•          CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Periódicas – IBICT)

•          Diadorim - Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

•          DOAJ - Directory of Open Access Journals

•          Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde

•          SHERPA/RoMEO - Publisher Copyright Policies &Self-archiving

 

Patrocinadores

            •          Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (http://www.ufrgs.br/ufrgs/)

•          Pró- Reitoria de Pesquisa - PROPESQ – Programa de Apoio à Editoração de Periódicos (http://www.propesq.ufrgs.br/)

 

Taxas

Taxas

ATENÇÃO - Orientação aos autores sobre comprovante de pagamento da taxa de submissão:

-  A taxa de submissão deverá ser paga no momento da submissão. O documento de depósito bancário deverá ser digitalizado e anexado como documento suplementar via sistema.

- o comprovante de pagamento deve ser anexado no sistema como documento suplementar.

Taxa de submissão: R$ 200,00

Taxa de publicação: R$ 1.000,00


Dados para depósito: FAURGS

Banco do Brasil: 001

Agência: 3798-2

Conta: 323.573-4

Código identificador: Informar o seu CPF

CNPJ: 74.704.008/0001-75

Projeto: 8447-6

 

Modelo de Declaração de Responsabilidade

http://www.scielo.br/revistas/rgenf/model.pdf

 

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta

Os autores deverão preencher e enviar o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, anexado como documento suplementar junto com o artigo. Conforme modelo disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx