- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Arquivamento
- Indexação
- Taxas
- Modelo de Declaração de Responsabilidade
- Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta
Foco e Escopo
A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul edita e publica a Revista Gaúcha de Enfermagem para divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins. Foi criada em 1976 e atualmente adota o formato de publicação contínua (rolling pass), passando a editar volume único, sem a edição de fascículos.
Desde 2009 a RGE está classificada no estrato A2 Internacional do Qualis-Periódicos, conjunto de procedimentos criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.
Políticas de Seção
Editorial
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Artigos
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Artigos Especiais
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Artigos Originais
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Artigos de Reflexão
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Artigos de Revisão Sistemática
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Atualização
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Cartas ao Editor
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Comunicações breves
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Dissertações e Teses - Resumos
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Índices
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Estudo de Caso
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Manuais e Normas
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Palestras
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Pesquisas
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Resenhas
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Reflexão sobre Temática
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Resumos de Teses
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Seção Comemorativa
Editores- Seção 1 Comissão Editorial
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Sessão Especial
Editores- Seção 1 Comissão Editorial
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Artigos de Atualização
Editores- Seção 1 Comissão Editorial
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Artigos de Revisão Integrativa
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Relato de Experiência
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Diretrizes para Autores
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Produção Científica
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Notícias
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Discurso
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Cartas dos leitores
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Perguntas aos editores
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Homenagem Póstuma
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30 anos da Escola de Enfermagem da UFRGS
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Bibliografia Vol.2
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Traduções
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Bibliografia Vol.1
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Assunto de interesse profissional
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Relatórios
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Formação de recursos humanos e fomento à pesquisa
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Artigos de Revisão
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Pós-graduação em enfermagem
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Revisão de Escopo
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Revisão Bibliográfica
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Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista adota o sistema de avaliação por pares, parcialmente aberto, para avaliação do conteúdo e adequação técnico-científica do manuscrito. Esta etapa encontra-se em processo de adoção dos princípios da ciência aberta.
O processo de avaliação de um manuscrito na RGE compreende as seguintes etapas: avaliação documental; avaliação pelo Editor-associado de pré-análise; avaliação pelo Editor-associado por área de especialidade; avaliação pelos consultores ad hoc; elaboração do parecer consubstanciado pelo editor-associado por área de especialidade, indicando reformulações ou recusa do manuscrito; e decisão do Editor-chefe e sua comunicação aos autores.
Na avaliação documental, é realizada a conferência dos documentos requisitados na submissão do manuscrito.
O Editor-associado responsável pela pré-análise avalia o manuscrito quanto ao atendimento às normas de preparo do manuscrito, relevância do artigo, aspectos éticos, aspectos básicos do método e redação científica, preenchendo o checklist da pré-análise (Link). Os manuscritos que não se adequarem às normas até a segunda rodada de avaliação pelo checklist de pré-avaliação serão arquivados. É realizada, ainda, a avaliação da similaridade textual, utilizando ferramentas para detecção de similaridade (Software Ithenticate), aceitando-se o limite de 30% desta (referências não formatadas pelo marcador de numeração do Word são computadas como similaridade pelo software). Na etapa de pré-avaliação, pode-se decidir em não dar continuidade ao processo de avaliação por não atender a estes requisitos, sem a devolução da taxa de submissão e encaminhamento da carta de recusa. Após avaliação, diante do atendimento dos requisitos acima, o manuscrito é encaminhado ao Editor-associado por área de especialidade.
O Editor-associado por área de especialidade, realizar a avaliação de mérito e qualidade do manuscrito conforme o escopo da revista, após encaminha o manuscrito para dois consultores ad hoc (Link) ou um terceiro, se necessário, especialista na temática e/ou no método da pesquisa, os quais avaliam sua originalidade, mérito, pertinência de seu conteúdo, qualidade acadêmica, conveniência da publicação e relevância para a Enfermagem/Saúde e áreas afins.
Os pareceres dos consultores ad hoc são apreciados pelo Editor-associado por área de especialidade, que elabora um parecer consubstanciado único, podendo incluir outras recomendações pertinentes e após encaminha ao Editor-chefe, que decide pelo aceite, por reformulações ou recusa do manuscrito. Esta decisão é encaminhada ao(s) autor(es).
Quando houver necessidade de reformulações, o(s) autor(es) retorna(m) o manuscrito ao Editor-associado por área de especialidade, incluindo carta-resposta (Link) explicando as alterações e/ou justificando itens não atendidos, que avaliará o cumprimento das recomendações do parecer consubstanciado emitido e retornará a avaliação com sua recomendação para subsidiar a decisão editorial do editor-chefe. O processo de reformulação pode ter várias rodadas até que o manuscrito atinja os critérios de qualidade estabelecidos pela Comissão Editorial até a decisão final do editor-chefe.
Em caso de recusa do manuscrito, será comunicada ao(s) autor(es) a decisão com uma carta indicando as limitações por meio de parecer consubstanciado.
Periodicidade
Trimestral (março, junho, setembro e dezembro)
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Indexação
Fontes de indexação
Internacionais
• CINAHL (Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature)
• CUIDEN (Base de datos de Enfermería da Fundación Cuiden)
• EMBASE
• International Nursing Index
• LILACS: (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde)
• LAPTOC (Latin American Periodicals Tables of Contents)
• LatIndex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
• MEDLINE/PubMed
• MEDLINE Complete – EBSCOhost Research Databases
• Scielo Citation Index
• SCOPUS
Nacionais
• BDENF (Base de Dados de Enfermagem)
• BVS Enfermagem (Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem)
• SciELO – Scientific Electronic Library Online
• Portal de Periódicos da Capes
• Rev@Enf - Portal de Revistas de Enfermagem
Participação em catálogos coletivos/diretórios
• CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Periódicas – IBICT)
• Diadorim - Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
• DOAJ - Directory of Open Access Journals
• Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
• SHERPA/RoMEO - Publisher Copyright Policies &Self-archiving
Patrocinadores
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (http://www.ufrgs.br/ufrgs/)
• Pró- Reitoria de Pesquisa - PROPESQ – Programa de Apoio à Editoração de Periódicos (http://www.propesq.ufrgs.br/)
Taxas
Taxas
ATENÇÃO - Orientação aos autores sobre comprovante de pagamento da taxa de submissão:
- A taxa de submissão deverá ser paga no momento da submissão. O documento de depósito bancário deverá ser digitalizado e anexado como documento suplementar via sistema.
- o comprovante de pagamento deve ser anexado no sistema como documento suplementar.
Taxa de submissão: R$ 200,00
Taxa de publicação: R$ 1.000,00
Dados para depósito: FAURGS
Banco do Brasil: 001
Agência: 3798-2
Conta: 323.573-4
Código identificador: Informar o seu CPF
CNPJ: 74.704.008/0001-75
Projeto: 8447-6
Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta
Os autores deverão preencher e enviar o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, anexado como documento suplementar junto com o artigo. Conforme modelo disponível em: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx