ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA CONTRA A PESSOA IDOSA EM ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Gracielle Pampolim Universidade Federal do Espírito Santo; Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
  • Márcia Regina de Oliveira Pedroso Universidade Federal do Espírito Santo; Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Franciele Marabotti Costa Leite Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.99133

Palavras-chave:

Violência, Maus-tratos ao idoso, Idoso, Notificação de abuso, Sistemas de informação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de violência física contra a pessoa idosa no Espírito Santo e sua associação com as características da vítima, agressor e agressão. Foi realizado estudo transversal, com dados notificados de violência física contra o idoso, registrados no Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Espírito Santo entre 2011 e 2018. As análises foram estratificadas segundo sexo da vítima, e as variáveis independentes foram as características da vítima, agressor e agressão. A análise multivariada se deu por meio da regressão de Poisson com variância robusta. Os resultados mostram alta prevalência de violência física (P: 66,3%; IC95%: 64,2-68,8). Ter de 60 a 69 anos, não possuir deficiência/transtorno, apresentar histórico de repetição e viver em zona rural foram fatores associados ao agravo em ambos os sexos. Em idosos do sexo masculino, a violência física foi mais frequente entre aqueles que não possuem companheira e motivação por intolerância esteve associado a violência contra as mulheres. Estes resultados destacam a importância da criação de políticas públicas específicas para os idosos e a necessidade de fortalecimento da rede de apoio com vistas à prevenção e ao combate da violência, garantindo segurança e qualidade de vida para esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracielle Pampolim, Universidade Federal do Espírito Santo; Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Fisioterapeuta, Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Docente da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Regina de Oliveira Pedroso, Universidade Federal do Espírito Santo; Universidade Federal do Oeste da Bahia

Nutricionista, Mestre em Nutrição em Saúde Pública, Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia, e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira, Doutora em Epidemiologia e Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Pampolim, G., Pedroso, M. R. de O., & Leite, F. M. C. (2021). ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA CONTRA A PESSOA IDOSA EM ESPÍRITO SANTO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.99133

Edição

Seção

Artigos originais