UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS COM O APOIO DE UM APLICATIVO MÓVEL PERSONALIZÁVEL

Autores

  • Isabela Zaine Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP)
  • Kamila Rios da Hora Rodrigues Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP)
  • Caio César Viel Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC - USP)
  • Bruna Carolina Rodrigues da Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
  • Samila Sathler Tavares Batistoni Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)
  • Maria da Graça Campos Pimentel Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC - USP)
  • Meire Cachioni Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.98972

Palavras-chave:

Idosos, Alfabetização e letramento digital, Aplicativo móvel, ESPIM.

Resumo

O uso de sistemas computacionais para cuidados com a saúde de
idosos é cada vez mais comum. No campo da educação, no entanto,
as investigações enfocam mais em questões técnicas de desenvolvimento ou em adaptação de tecnologias, e não no processo de
ensino-aprendizagem e aplicabilidade do uso de dispositivos móveis.
Este trabalho buscou estimular, monitorar e avaliar o uso desses
dispositivos no ambiente natural por idosos participantes de cursos
de alfabetização e letramento digital. Também buscou promover novas
metodologias para práticas de alfabetização e letramento digital para
idosos. Foi realizado um estudo de viabilidade explorando o uso de
um sistema denominado ESPIM, como um novo recurso pedagógico
em cursos como este. O ESPIM permite a profissionais de diferentes
áreas construírem programas de intervenção para realizar coletas de
dados de forma remota com suas populações de interesse. Essa
população responde a perguntas programadas pelos profissionais
usando um aplicativo móvel. As perguntas planejadas podem ser
questões abertas, de múltipla escolha, de escolha única, solicitação
do envio de mídias como áudio, vídeo ou imagens. Neste estudo
qualitativo, por duas semanas consecutivas, os participantes receberam alertas e instruções, por meio desse aplicativo, para realizar
atividades práticas em casa sobre o conteúdo aprendido em sala
de aula. Os resultados obtidos descrevem um comportamento
positivo dos participantes em termos de engajamento na execução
das atividades de casa, e também descrevem feedbacks sobre o
aplicativo, tais como facilidades e dificuldades, autonomia no uso
e adesão ao recurso tecnológico como forma de apoio a cursos
como o supracitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Zaine, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP)

Isabela Zaine é psicóloga (UFSCar), especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR-Campinas), mestre em Psicologia (UFSCar), doutora em Psicologia (UFSCar), com período de Doutorado Sanduíche no Exterior na Arizona State University - EUA (College of Liberal Arts and Sciences, Department of Psychology). Atualmente realiza Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP), com período de Pesquisa no Exterior na University of Surrey - Inglaterra (Digital World Research Centre - Faculty of Arts and Social Sciences), trabalhando com o desenvolvimento de tecnologias interativas aplicadas a contextos de saúde e educação. 

Kamila Rios da Hora Rodrigues, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC - USP)

Professora Doutora I no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2014) nas áreas de Sistemas Multimídia e Interação Humano-Computador, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2009) na área de Engenharia de Software e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Realizou o Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde conduziu pesquisas com documentos interativos para coleta especializada de experiências do cotidiano de indivíduos.

Caio César Viel, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC - USP)

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2013)

Bruna Carolina Rodrigues da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Bacharel em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo (2009), Mestre (2014) e Doutora (2019) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (CAPES 7).

Samila Sathler Tavares Batistoni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Samila Sathler Tavares Batistoni é Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2004) e Doutora em Educação também pela UNICAMP (2007; Linha Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação). Atualmente é Professora Doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, no Curso de Graduação e de Pós-Graduação em Gerontologia. Desde 2011, atua também como professora colaboradora no Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da Unicamp.

Maria da Graça Campos Pimentel, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC - USP)

Maria da Graça Campos Pimentel, Professora Titular da Universidade de São Paulo (2011), é Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1986), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1989), Doutora em Ciências da Computação pela University of Kent at Canterbury (1994), e Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2001).

Meire Cachioni, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Professora Associada da Universidade de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), Especialista em Gerontologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Realizou estágio de pesquisa (bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo | FAPESP) no Instituto de Psicologia da Universidade de Salamanca, Espanha (2002). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Livre-docente pela Universidade de São Paulo (2012). Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, desde 2010.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Zaine, I., Rodrigues, K. R. da H., Viel, C. C., Cunha, B. C. R. da, Batistoni, S. S. T., Pimentel, M. da G. C., & Cachioni, M. (2021). UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS COM O APOIO DE UM APLICATIVO MÓVEL PERSONALIZÁVEL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.98972

Edição

Seção

Artigos originais