UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO DIGITAL PARA IDOSOS COM O APOIO DE UM APLICATIVO MÓVEL PERSONALIZÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.98972Palavras-chave:
Idosos, Alfabetização e letramento digital, Aplicativo móvel, ESPIM.Resumo
O uso de sistemas computacionais para cuidados com a saúde de
idosos é cada vez mais comum. No campo da educação, no entanto,
as investigações enfocam mais em questões técnicas de desenvolvimento ou em adaptação de tecnologias, e não no processo de
ensino-aprendizagem e aplicabilidade do uso de dispositivos móveis.
Este trabalho buscou estimular, monitorar e avaliar o uso desses
dispositivos no ambiente natural por idosos participantes de cursos
de alfabetização e letramento digital. Também buscou promover novas
metodologias para práticas de alfabetização e letramento digital para
idosos. Foi realizado um estudo de viabilidade explorando o uso de
um sistema denominado ESPIM, como um novo recurso pedagógico
em cursos como este. O ESPIM permite a profissionais de diferentes
áreas construírem programas de intervenção para realizar coletas de
dados de forma remota com suas populações de interesse. Essa
população responde a perguntas programadas pelos profissionais
usando um aplicativo móvel. As perguntas planejadas podem ser
questões abertas, de múltipla escolha, de escolha única, solicitação
do envio de mídias como áudio, vídeo ou imagens. Neste estudo
qualitativo, por duas semanas consecutivas, os participantes receberam alertas e instruções, por meio desse aplicativo, para realizar
atividades práticas em casa sobre o conteúdo aprendido em sala
de aula. Os resultados obtidos descrevem um comportamento
positivo dos participantes em termos de engajamento na execução
das atividades de casa, e também descrevem feedbacks sobre o
aplicativo, tais como facilidades e dificuldades, autonomia no uso
e adesão ao recurso tecnológico como forma de apoio a cursos
como o supracitado.